"As Reações Adversas a Medicamentos" - ação de formação em Azambuja

dia 28 de fevereiro, no Auditório Municipal, pelas 14h30.

A Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja (UTICA) vai promover uma Ação de Formação sobre o tema “As Reações Adversas a Medicamentos”, a decorrer no Auditório Municipal de Azambuja, no próximo dia 28 de fevereiro, pelas 14h30. Esta iniciativa tem a parceria da Unidade de Farmacovigilância de Setúbal e Santarém (UFS).

A ação de formação vai ser realizada por farmacêuticos colaboradores da referida unidade, que são uma parte integrante do Sistema de Farmacovigilância Nacional e têm a responsabilidade de monitorizar a segurança dos medicamentos, essencialmente através da análise das comunicações dos profissionais de saúde e dos utentes sobre efeitos adversos a medicamentos. Esta informação é de enorme importância com o objetivo de que os medicamentos que chegam ao mercado sejam cada vez mais seguros e, deste modo, esteja protegida a saúde daqueles que os utilizam.

Desde 2012, todos os cidadãos podem reportar ou comunicar os efeitos adversos que sofrem, ou de que tenham conhecimento, relacionados com a utilização de medicamentos, à autoridade nacional do setor – o INFARMED.

A sessão de formação é gratuita. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas junto da UTICA (Páteo Valverde, em Azambuja) e pelos números de telefone 263 400 471 ou 263 400 462.

2019.02.28 Acao Formacao Medicamentos