Câmara de Azambuja adere ao "Movimento Municípios pela Paz"

Deliberações de 26 de fevereiro de 2019.

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na reunião ordinária do passado dia 26 de fevereiro, a adesão da autarquia ao “Movimento Municípios pela Paz” e, por inerência, os designados “10 Compromissos pela Paz”.

Este movimento foi criado no âmbito de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal do Seixal e do Concelho Português para a Paz e Cooperação, com o objetivo de ampliar a atividade que se desenvolve no plano municipal na promoção da paz, designadamente nos domínios da educação, da cultura e do desporto para a paz. Os municípios fundadores, num total de catorze, acordaram num conjunto de compromissos pela paz, destacando-se a decisão de promover um calendário de iniciativas públicas que assinalem, nomeadamente, o Dia Internacional da Paz (21 de setembro), o Dia Internacional para a Abolição Total das Armas Nucleares (26 de setembro), os bombardeamentos nucleares de Hiroxima e Nagasáqui (6 e 9 de agosto) e o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz (6 de abril).

Foi deliberada a doação, a duas associações do concelho, de equipamentos informáticos que a Câmara Municipal de Azambuja possui mas que já não se encontram em utilização pelos serviços. À Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre e ao Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja, são doados um computador e um monitor, a cada associação, para apoio à organização das suas atividades.

Por fim, foi aprovada a atribuição de apoios logísticos a três entidades.

Ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima, no âmbito da realização do evento “Do Torricado à Lapardana”, a cedência de doze estratos e mesas e bancos. À União Cultural e Desportiva Vilanovense, no âmbito da realização de uma noite de fados, a cedência de um palco. Ao Centro Social Recreativo e Cultural de Vale do Brejo, no âmbito da realização de um Baile de Carnaval, a cedência de seis estratos.