Azambuja é membro do grupo de trabalho “Projeto Educativo Local” da Rede de Cidades Educadoras

Município irá acolher a próxima reunião deste grupo, no próximo dia 7 de junho.

O Município de Azambuja esteve presente na reunião do grupo de trabalho, do qual é membro, dedicado ao “Projeto Educativo Local” no âmbito da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. O encontro decorreu no passado dia 22 de fevereiro, em Moura. Nesta reunião, estiveram presentes ainda representantes dos municípios de Albufeira, Évora, Lagoa, Lisboa, Loulé (coordenador), Moura, Palmela, Sesimbra e Odemira.

O grupo debruçou-se sobre vários pontos, tendo ficado assentes alguns pressupostos como a relevância das equipas internas de cada município, para a compreensão dos conceitos inerentes à elaboração e aplicação de um Projeto Educativo Local (PEL) e a importância da relação com a comunidade na elaboração do PEL e da definição de estratégias que promovam a participação da comunidade. Esteve em observação, o documento do PEL elaborado em 2015 e considerou-se ser um bom ponto de partida para a elaboração do Plano Educativo Municipal (PEM).

O último ponto, em análise, foi a importância de alinhar os PEL com os designados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que os mesmos completam ações e indicadores que poderão ser desenvolvidos pelos governos locais.

Ficou agendada a próxima reunião do grupo de trabalho do Projeto Educativo Local, que terá lugar no Município de Azambuja, no próximo dia 7 de junho.

Nessa reunião, será explorada a importância de alinhar os Projetos Educativos Locais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dando destaque à apresentação desses objetivos, do papel dos governos locais e do enquadramento dos respetivos Projetos Educativos Municipais, bem como a apresentação de boas práticas de promoção e envolvimento da comunidade.

De referir, que Azambuja faz parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras, desde o ano de 2008. A adesão a este organismo tem enquadramento no facto da autarquia assumir os princípios da "Carta das Cidades Educadoras" como orientadores da ação municipal neste setor tão importante e estruturante para a vida de todo o Concelho de Azambuja enquanto comunidade. Neste contexto, Azambuja participa ativamente na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, onde toma contacto com exemplos de boas práticas desenvolvidas por outros municípios e, naturalmente, apresenta aos parceiros os seus projetos e partilha com eles as experiências do trabalho desenvolvido.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras conta com 488 cidades associadas, em 37 países. Na sua origem, está o objetivo de estreitar relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo no espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano.

Deny from all