"Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica" em Aveiras de Cima

Dias 9 e 10 de março de 2019, no espaço do Mercado Diário. Um evento Azambuja Terra do Torricado.

“Azambuja Terra do Torricado” abre o ano 2019 na freguesia de Aveiras de Cima. Nos dias 9 e 10 de março, o Mercado Diário de Aveiras de Cima será palco do evento “Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica”. A iniciativa é uma parceria entre a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, a Casa do Povo de Aveiras de Cima, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima e o Município de Azambuja.

O mote da festa é preservar, prestigiar e divulgar pratos típicos do “antigamente”, com destaque para o célebre Torricado. Mas vai além da gastronomia, indo ao encontro dos seus fundadores, a população mais antiga e mais humilde da freguesia de Aveiras de Cima, nomeadamente os habitantes dos “Casais” que a rodeiam. Algumas dessas pessoa irão confecionar estas iguarias ao vivo, como eram preparados antigamente, partilhando histórias do seu passado, transmitindo um testemunho para as novas gerações e partilhando este conhecimento quase em vias de extinção na sociedade atual.

Nesta viagem “Do Torricado à Lapardana”, vão ser protagonistas o famoso e ribatejano Torricado, a açorda, o açordão, a sopa de cardos, a sopa da avó, as misturadas, a sopa de mostarda, a sopa de batata, o arroz de feijão, as pataniscas de bacalhau e a Lapardana, entre outros.

O evento terá animação com vários momentos de música e dança. No dia 9 estará presente o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima, o grupo “Cantares de Sempre” da filarmónica local e haverá bailarico com o artista Hugo Sampaio. No dia 10, está marcada a atuação do Grupo Tradicional “Os Casaleiros” de Casais dos Britos, da Bandinha da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e um quadro etnográfico de fandango pelo rancho folclórico da terra.

Para poder conhecer e participar nesta viagem, precisa apenas de adquirir o “kit de acesso” à entrada do evento, que tem um custo de 10 euros e com direito a uma prova gastronómica, que inclui, uma sopa, um prato e uma bebida. O prato e a tigela, personalizados, são oferta para recordação. A história começa a ser contada no dia 9, com o evento aberto ao público entre as 18h30 e as 02h00. Domingo, dia 10, o horário será entre as 12h00 e as 20h00.

Esta iniciativa é integrada na marca “AZAMBUJA – TERRA DO TORRICADO”, lançada pelo Município de Azambuja em outubro de 2018 com o objetivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas. O ano 2019 irá desenvolver a consolidação da marca, com um conjunto de oito iniciativas que terão presença em todas as freguesias do concelho e voltarão a envolver os estabelecimentos da restauração que aderirem à próxima edição do evento gastronómico A GULA.

aveiras cima torricado cartaz