Azambuja na BTL 2019 a promover a Terra do Torricado e os nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

De 13 a 17 de março, na FIL (Parque das Nações).

O Município de Azambuja volta a estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) para promover a oferta do concelho. A edição 2019 decorre entre os dias 13 e 17 de março, na FIL – Parque das Nações em Lisboa.

O município estará representando por um stand, no pavilhão 1, integrado no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Durante os cinco dias do certame, Azambuja vai promover as potencialidades turísticas do seu território através de diversas ações.

O destaque vai para o dia 16 de março, sábado, com uma forte ação de promoção da marca “Azambuja Terra do Torricado”. Entre as 20h00 e as 21h00, na área de showcooking, pela mão da Chef Madalena Dias, o concelho de Azambuja dará a conhecer aos visitantes alguns sabores bem típicos da sua gastronomia como a Manja/Marmanja e a Lapardana, havendo , igualmente, uma degustação do célebre Torricado com Bacalhau Assado. Estas iguarias serão devidamente acompanhadas pelas provas dos vinhos vencedores do 36º Concurso do Município de Azambuja (2018), o Tinto da Casa Botoréu e o Branco da Quinta da Lapa.

Entretanto, o evento será aproveitado para a promoção da candidatura ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal. O Concelho de Azambuja tem dois nomeados: as "Queijadinhas de Azambuja" - na categoria Bolo de Pastelaria, e o "Abafadinho" - na categoria Doce de Inovação.

As Queijadinhas de Azambuja dispensam apresentações e são muito apreciadas, tendo a curiosidade - devido a um acaso da história - de serem feitas sem queijo. Já o Abafadinho, nasceu do engenho da cozinheira Susana Sousa (restaurante Aveiramariscos - Aveiras de Cima) que pegou no famoso queijo de cabra artesanal de Adolfo Henriques (Granja dos Moinhos - Maçussa) e o combinou com o tradicional vinho abafado, equilibrando o dce e o salgado. Trata-se de um pudim de abafado com gelado de queijo chèvre, inovador, à procura do seu lugar ao sol, isto é... à mesa!

Nesta participação de Azambuja na BTL serão, ainda, realizadas várias ações de promoção com diversos parceiros.

Nos dias 14 e 16 de março (quinta-feira e sábado) estará presente a Herdade da Hera – localizada em Manique do Intendente – com a promoção dos seus 65 mil metros quadrados em ambiente natural com espaços como a horta viva, um centro equestre, condições para a realização de variados ateliês ou atividades de grupo, passeios pedestres, a cavalo ou de bicicleta, entre outras atividades. Para além disto, tem disponível um serviço de alojamento Glamping – o tradicional campismo, mas de luxo.

No dia 15 de março (sexta-feira), será o Casal da Fonte – empresa sedeada em Vale do Paraíso – com a promoção dos seus sete hectares onde são produzidos excelentes vinhos, o mel multifloral e o seu azeite considerado de qualidade superior. Ainda, irão promover o seu projeto de Enoturismo e organização de eventos.

No dia 16 de março (sábado) será a vez do Parque Temático Rural Tambor – situado na freguesia de Aveiras de cima – divulgar os seus espaços e serviços. Como o nome indica é um local que privilegia o contacto com a natureza, com destaque para os animais da quinta, múltiplos jogos tradicionais adaptados ao contexto rural, espaços para piqueniques e muito mais.

Serão, também, divulgados materiais informativos de outros agentes económicos do concelho ligados ao turismo como a Casa do Alfaro, localizada na freguesia de Azambuja, inserida no ramo do turismo rural, e a Coudelaria Henrique Abecasis, da Quinta do Pilar, localizada em Aveiras de Baixo, inserida nas atividades equestres.

A BTL é o maior evento nacional de promoção direcionado ao turismo, com um enorme fluxo de visitantes quer ao nível do público em geral, quer ao nível de profissionais, internacionais e nacionais. Assume-se como um espaço de importância para a promoção dos agentes turísticos do nosso concelho.

A BTL 2019 está aberta a todo o público nos dias 15 de março, sexta-feira, entre as 17H00 e as 23H00; no sábado 16, entre o 12H00 e as 23H00 e no domingo 17 entre o 12H00 e as 20H00. Para os profissionais do setor, as portas abrem dia 13 e 14 de março, entre as 10H00 e as 19H00.

Deny from all