Jovens de Azambuja participaram num “bootcamp” de Combate ao Insucesso Escolar

Atividade no Campo Militar de Santa Margarida, nos dias 16 e 17 de abril.

O Município de Azambuja, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE-LT), recrutou uma dezena de jovens do 3º Ciclo e do ensino secundário para uma atividade diferente do habitual. Tratou-se de uma experiência única, nos dias 16 e 17 de abril (2019), no Campo Militar de Santa Margarida (Concelho de Constância), muito apreciada pelos participantes com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos.

Foram desenvolvidas atividades indoor e outdoor, tais como peddy papers, memorização, pistas de obstáculos, torre de multiatividades com escalada e rapel, estação de camuflagem, entre outras. Os jovens foram organizados em 10 equipas, definidas como “patrulhas”, com diferentes missões, com o objetivo de potenciar em cada uma das estações do percurso diversas competências pessoais e socioemocionais, tais como a assertividade, a superação, a resiliência, o pensamento crítico, a capacidade de liderança, a responsabilidade, a criatividade e o espírito de cidadania ativa.

As atividades foram orientadas e dinamizadas pelos instrutores do Exército daquela unidade, com o suporte e acompanhamento dos Educadores Sociais e Animadores Socioculturais das Equipas Multidisciplinares de Intervenção na Comunidade. O balanço é de que foram dois excelentes dias de aprendizagem em BOOTCAMP!

Recorde-se que Azambuja é um dos dez municípios parceiros do PIICIE-Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que tem como promotor a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e é financiado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do programa Alentejo 2020 / Portugal 2020.