Por tudo, a gratidão do Município de Azambuja,... até sempre Mestre Sebastião!

Luto Municipal pelo falecimento do Sr. Sebastião Mateus Arenque

Foi com profundo pesar que o Município de Azambuja tomou conhecimento do falecimento do Sr. Sebastião Mateus Arenque, a meio deste dia de sábado 1 de junho de 2019. “Mestre Sebastião”, como era carinhosamente reconhecido e tratado, nasceu a 7 de janeiro de 1923, em Azambuja, e despede-se do nosso convívio com a bonita idade de 96 anos.

O Concelho de Azambuja e o Ribatejo acabam, assim, de perder uma grande figura do seu património humano e cultural. Mestre Sebastião definia-se a si próprio como um homem simples, para quem “…tudo nasceu de rapaz pequeno, na vida do campo. Tudo começou na terra pisada, na terra lavrada, na terra semeada,… enfim, tudo começou na terra!”

A vida, que não foi fácil, só lhe permitiu concluir a 4ª classe de escolaridade aos 27 anos. Apesar disso, a sua enorme força de vontade e paixão pela etnografia lançou-o na escrita dos “Subsídios para o Cancioneiro Popular de Azambuja”, em 1980. A partir daí, foram mais de uma dezena e meia de trabalhos publicados, registando muitas memórias do passado e divulgando hábitos e tradições da identidade do povo ribatejano.

Na verdade, já antes da produção literária tinha começado toda uma vida dedicada à cultura em geral e ao folclore em particular. Aí, destacam-se os muitos anos dedicados ao Rancho Folclórico “Ceifeiras e Campinos” de Azambuja. Depois, a curiosidade levou-o a estudar os costumes e a evolução da comunidade dos “casais” em redor da Vila de Azambuja. Do fascínio por esse trabalho resultou, pela mão de “Mestre” Sebastião a fundação do Grupo Tradicional “Os Casaleiros” de Casais dos Britos.

O seu empenhamento e a qualidade do seu trabalho ultrapassaram, inclusive, as fronteiras do concelho e tornaram o seu nome como um dos mais respeitados pelas entidades ligadas ao folclore.

O grande jovialidade e dinamismo que continuava a revelar, levaram a Associação Portuguesa de Psicogerontologia a considerá-lo, em 2012, um exemplo nacional de envelhecimento ativo

É, por tudo o que tem feito e escrito, um grande nome não só de Azambuja mas da Cultura Ribatejana. A invejável idade do autor e a sua dedicação à etnografia ao longo de várias décadas, granjeou-lhe entre a população o título de “mestre”. A autarquia sempre se associou a esse reconhecimento e atribuiu o seu nome (desde o primeiro momento) ao Museu Municipal, inaugurado em outubro de 2004, no Centro Cultural Páteo do Valverde.

Por todo o seu percurso e dinamismo, e pelo seu espírito aberto e empreendedor, entendeu esta Câmara agraciá-lo com a mais alta distinção atribuída pela Autarquia – a Medalha de Honra do Município, que recebeu numa cerimónia realizada a 29 de maio do ano 2003.

A Câmara Municipal de Azambuja expressa o seu profundo pesar e as sentidas condolências à família, prestando a merecida e justa homenagem à figura do Senhor Sebastião Mateus Arenque. Simbolicamente, assistimos à sua partida nestes dias em que celebramos o bi-centenário das raízes da nossa Feira de Maio.

Em reconhecimento do seu mérito humano e cultural, e da dedicação à comunidade deste ilustre cidadão azambujense, o Município de Azambuja declara luto municipal nos dias 1 e 2 de junho, assinalado com o hastear da bandeira do Município a meia haste no edifício dos Paços do Concelho.

Azambuja, 01 de junho de 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Azambuja

Luís Manuel Abreu de Sousa

A cerimónia fúnebre terá lugar amanhã, dia 02 de junho, pelas 15h00, na Igreja S. Sebastião, em Azambuja.

- Despacho

foto capa livro sebastiao arenque 2013 site