Aprovada abertura do concurso de Beneficiação do Parque da Milhariça em Aveiras de Cima

Deliberado na última reunião do Executivo Municipal.

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião ordinária, no dia 30 de julho de 2019, a abertura de concurso para a concretização do projeto de requalificação do Parque da Milhariça, na vila de Aveiras de Cima. O preço base do concurso público desta obra é de 900 mil euros + IVA.

Relativamente à apresentação do projeto, pode dizer-se que o princípio geral de intervenção de constituir a área de recreio e lazer do Parque da Milhariça consubstancia-se no facto de se conectar o lugar dos Casais da Milhariça com a sede de freguesia de Aveiras de Cima; objetivando esta intenção é elemento integrante da intervenção a construção de um passadiço, sobre a Ribeira da Milhariça, que articule as duas áreas urbanas, dotando o Parque da Milhariça como elemento agregador que imputa a coesão territorial preconizada.

A organização geral do Parque da Milhariça obedece ao conjunto de pressupostos que têm vindo a ser explanados, revendo as características naturais e urbanas da área de intervenção definida. A partir da secção Norte da área de intervenção define-se o parque de estacionamento para viaturas ligeiras, assim como o acesso de emergência e serviço ao parque e ao edifício de apoio que mais adiante é descrito.

O parque de estacionamento articula-se com o caminho principal, que constitui o circuito de manutenção e que envolve toda a área de intervenção, materializando os limites gerais deste espaço verde de recreio e lazer que se concretiza.

O acesso ao parque de estacionamento estabelece-se, tal como já foi referido, a partir da Rua da Serrada, que será também objecto de requalificação através da sua repavimentação com recurso a cubos de pedra de granito de aresta de 10cm; este mesmo pavimento constitui a superfície do parque de estacionamento, quer nos acessos como nos 30 lugares que disponibiliza. Ao abrigo do Decreto-Lei nº163/2006, de 8 de Agosto, que estabelece as condições de acessibilidade a satisfazer no projecto e na construção de espaços públicos, equipamentos colectivos e edifícios públicos habitacionais, serão de prever três lugares reservados a veículos em que um dos ocupantes tenha mobilidade condicionada.

Ao longo da Rua da Serrada e de forma a estabelecer a leitura geral do arruamento, concretiza-se um estacionamento linear, ao longo do passeio, com a capacidade de oito lugares para viaturas ligeiras.

Para Sul estrutura-se a área central do parque, que alberga o edifício de apoio, com snack-bar, balneários de serviço ao campo de jogos e instalações sanitárias públicas; este edifício disponibilizará um espaço de esplanada, voltada para as duas áreas de equipamentos infantis a concretizar: uma albergará um equipamento para a faixa etária dos 6 aos 10 anos e outra com equipamentos destinados a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos. A criação de duas áreas de parque infantil segregadas visa a salvaguarda das condições de segurança das crianças, pela diferença de estatura e pela natureza distinta do recreio que praticam.

O campo de jogos, com orientação Noroeste-Sudeste configura o núcleo do parque; a sua superfície, concebida objetivamente para as adequadas condições de jogo, em pavimento de poliuretano, permite que aqui decorram competições, dotando-se ainda parte do seu perímetro com um sistema de bancadas que se integram nos taludes.

Os taludes que concretizam os micro-relevos das áreas verdes, traduzem a introdução de uma nova dinâmica no espaço, num discurso que induz uma diversidade de vivência e legibilidade do espaço, além de cumprirem a função de retenção das águas em situação de cheia. As suas faces geometrizadas acompanham o desenho geral dos percursos secundários, que se articulam com o circuito principal de manutenção e abrem clareiras para a implantação de equipamentos desportivos dispersos nas três bolsas que se criam.

A partir do ponto de convergência da Rua da Serrada com o circuito de manutenção, preconiza-se ainda a manutenção do caminho de serventia que actualmente se desenvolve para Sul.

O esquema geral de plantações obedece não só à valorização e potenciação dos recursos naturais ribeirinhos presentes, assim como visam reforçar a legibilidade do espaço e a organização geral que lhe é imprimida no contexto da presente proposta de intervenção. Objetiva-se, assim, a plantação de árvores de espécies características da mata ribeirinha, com diferentes portes, projectando sombra nas áreas de estadia e promovendo o conforto e a fruição do espaço silvestre que aqui se pretende recriar.

Na zona adjacente à margem da Ribeira da Milhariça, assim como no talude que estabelece a transição de cota da Rua das Almargens para a plataforma do parque de estacionamento, preconiza-se a plantação, com recurso ao processo de hidrosementeira, de uma mistura arbustiva de espécies ripícolas; o mesmo processo deverá ser adotado na plantação de espécies herbáceas que revestirão os taludes, concretizando a sua estabilização e a diversidade paisagística do lugar.

Parque da Milharica Aveiras de Cima planta

Deny from all