Candidaturas abertas para 45 Bolsas de Estudo e Mérito CMA e 3 Prémios de Mérito CLC, a alunos do ensino superior

Entregar documentação de 01.dezembro a 02.janeiro.2020, nos Espaços Cidadão em Azambuja, Aveiras de Cima ou Manique do Intendente.

O Município de Azambuja volta a atribuir as já habituais Bolsas de Estudo e Mérito aos estudantes do Ensino Superior. Neste ano letivo, a medida irá contemplar 45 estudantes, tendo por condições base de acesso ser residente na área do concelho há pelo menos dois anos e ter obtido aproveitamento a todas a unidades curriculares no ano letivo transato.

A autarquia continua, assim, a assumir a Educação como uma área estratégica, investindo 45 mil euros nesta ação específica de apoio direto aos estudantes universitários através da atribuição de 45 bolsas com o valor unitário de € 1.000,00.

Serão atribuídas 35 Bolsas de Estudo, destinadas a estudantes de nível 6 e 7. Estas bolsas têm como objetivo apoiar alunos cujo rendimento per capita do respetivo agregado familiar não ultrapasse os € 650,00 mensais.

Na vertente Mérito, serão 10 as bolsas a atribuir e destinam-se a alunos matriculados numa licenciatura (nível 6) ou ciclo de estudos integrado de grau mestre (níveis 6 e 7), e que tenham obtido no último ano classificação média ponderada igual ou superior a 15 valores.

Neste âmbito também estarão abertas candidaturas para os Prémios de Mérito, que são uma parceria entre o Município de Azambuja e a empresa CLC – Companhia Logística de Combustíveis, S.A., e que visam mais uma vez premiar o desempenho e excelência dos alunos residentes no concelho. Os referidos prémios, no valor de total de € 9.000,00 serão entregues a 3 (três) estudantes que tenham concluído a respetiva licenciatura, com média igual ou superior a 15 valores, cabendo € 5.000,00 ao 1º lugar, € 2.500,00 ao 2º e € 1.500,00 ao 3º lugares.

A Educação constitui um dos direitos fundamentais para a consolidação da democracia, ao fortalecer a capacidade dos indivíduos de participar de modo efetivo na tomada de decisões. Os níveis de qualificação, cada vez mais elevados de escolarização da população europeia, como suporte de um desenvolvimento integrado e equilibrado da sociedade, impõem a tomada de medidas capazes de precaver o abandono dos estudos no Ensino Superior. Pretende assim o Município de Azambuja valorizar e premiar os estudantes deste nível de Ensino que através do seu investimento pessoal, direta ou indiretamente contribuem para a promoção e desenvolvimento do concelho.

As candidaturas encontram-se abertas nas Unidades de Atendimento ao Público/Espaços Cidadão do Município em Azambuja (Páteo do Valverde), Aveiras de Cima (Casa da Câmara) e Manique do Intendente (Junta de Freguesia), entre os dias 01 de dezembro de 2019 e 02 de janeiro de 2020, nos dias úteis.

Os interessados deverão apresentar o impresso próprio da bolsa a que se candidatam, bem como toda a documentação indicada. Para mais esclarecimentos contactar: tel. 263 400 474, ou pelo e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

» Normas das Bolsas CMA     |  » Normas dos Prémios CLC

» Requerimento Bolsas Estudo Licenciatura