Município aprova voto de pesar e topónimo “Rua Etelvino Laureano”

Deliberações da sessão de Câmara de 22 de Maio

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na última reunião quinzenal, um voto de pesar pelo recente desaparecimento do antigo bandarilheiro Etelvino Laureano. Foi, igualmente deliberado atribuir o seu topónimo a uma rua na Vila de Azambuja, junto ao edifício do futuro interface de transporte rodoviário, quase em frente à estação de comboios. Recorde-se que Etelvino Laureano faleceu no passado dia 08 de Maio, aos 88 anos de idade. Homem apaixonado pelo mundo dos toiros, fez parte da comissão fundadora da Praça de Toiros de Azambuja, colaborou ao longo de muitos anos com a escola de toureio da vila e foi, também, delegado da Inspecção Geral das Actividades Culturais.

Nesta sessão, foi deliberado emitir declaração de interesse público à instalação de uma unidade de alojamento e um estabelecimento de restauração e realização de eventos na Quinta da Lapa, em Arrifana, Freguesia de Manique do Intendente. Esta medida do município fundamenta-se na importância da valorização das quintas “históricas” do Concelho de Azambuja, sobretudo na zona do “Alto Concelho”, bem como na actividade já desenvolvida pela Quinta da Lapa na área do agro-turismo com destaque para os vinhos.

Foi aprovada a cedência de um espaço, em Azambuja, ao Centro de Formação de Alverca, do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Através de um protocolo, é cedida pelo município, a título gratuito, uma sala de um edifício no Beco da Quinta da Mina, destinada a acções de formação ministradas por aquele centro de formação aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção sem grau de escolaridade.

O executivo aprovou a atribuição de um apoio financeiro no montante de cinco mil euros para fazer face às diversas despesas com os campinos nas actividades dos cinco dias da Feira de Maio, como as esperas de toiros, os desfiles, as provas de perícia e de condução de cabrestos.

Na sequência do pedido apresentado pelo ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração, foi aprovado acolher nos serviços do município um aluno com vista à realização de um estágio profissional de 210 horas,  no âmbito do curso “Técnico de Obra/Condutor de Obra”, nível IV.

Foi, ainda, aprovada uma rectificação aos documentos do concurso público lançado pela Central de Compras Electrónicas da CIMLT com vista à aquisição de refeições escolares para o ano lectivo 2012/2013. (Esclarece-se que a rectificação referiu-se aos dados do Município da Chamusca)

Refira-se, por fim, uma intervenção do Presidente da Câmara, Dr. Joaquim Ramos, congratulando-se pela honrosa participação de empresas do concelho nos concursos promovidos pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo. As felicitações foram dirigidas ao restaurante Oficina dos Sabores, de Aveiras de Cima, pelo troféu prata no III Concurso de Iguarias  e Vinhos do Tejo; e aos produtores Quinta da Lapa (1 troféu prata) e Agro-Batoréu (1 troféu ouro e 4 prata) no III Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo.