Feira de Maio chega ao fim

A Centenária Feira de Maio, a mais castiça das Festas Ribatejanas, chegou ao fim. De 24 a 28 de Maio, a Vila de Azambuja viveu dias recheados de festa brava e aficion, onde não faltaram as actividades taurinas, a animação popular e a forte participação dos campinos e das tertúlias.

A abertura oficial da feira, no dia 24 de Maio, contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Dr. José Diogo Albuquerque. O primeiro dia ficou, ainda, marcado pelo desfile das tertúlias, pela inauguração de gastronomia “Praça das Freguesias”, pela primeira largada de toiros e pela já famosa “Mesa da Tortura”.

A noite da sardinha assada, na sexta-feira, trouxe, como já é tradição, largos milhares de visitantes a Azambuja. Das mais organizadas e aficionadas a outras informais e de ocasião, mais de cem tertúlias abriram as suas portas para viver a feira, e – à boa maneira ribatejana – não negaram a quem as visitasse hospitalidade e convívio regados por um copo de vinho, sangria ou cerveja. Nos largos principais, os arraiais animaram o resto da noite com música ligeira e fado vadio.

No sábado, a tarde foi preenchida com actividades de campo. Os campinos e as suas montadas puderam mostrar todo o valor do seu trabalho diário com os toiros e os cabrestos, e ainda realizar uma prova de perícia individual.

A homenagem ao campino, no domingo de manhã, voltou a constituir um dos pontos altos da festa. Este ano, foi homenageado o campino José Carlos Semeador, de 78 anos – carinhosamente tratado por “Ti Zé Moleiro” – pela sua longa participação na Feira de Maio. O Pampilho de Honra gravado com o nome de António Pedro Caio Descalço foi entregue ao campino Nelson Ricardo Soares Moreira, conhecido por “Canário”.

E como tudo o que é bom acaba depressa,… chegou o último dia da Feira de Maio com as habituais actividades dirigidas às crianças do ensino básico, pelas ruas da vila. À tarde foram atribuídos os prémios às janelas ou fachadas, montras e largos engalanados. Em cerca de meia centena de participantes, o primeiro prémio para janelas e fachadas ornamentadas foi para a Tertúlia “Barrete Verde”, o segundo para António Luís e o terceiro para o Centro Social e Paroquial de Azambuja. Nos largos – nove ornamentados – o primeiro prémio foi para os “Os Persistentes” da Rua da Vala Real, o segundo foi atribuído ao Largo dos Pescadores, e o terceiro ao Largo da Fonte de Santo António. Das doze participantes na categoria “montras”, o primeiro prémio foi atribuído à Farmácia Dias da Silva/Família Guimarães, o segundo ao Talho do Mercado e o terceiro à Confeitaria “Sonho Doce”.

A Praça das Freguesias, onde ao longo dos cinco dias desfilaram a boa gastronomia e a actividade cultural das nove Freguesias do nosso Concelho, teve sempre casa cheia. Muitos visitantes não se importavam de esperar por mesa disponível, animados com a música e pelos aromas dos nossos pratos típicos.

As Largadas de Toiros, diárias, continuam a ser uma imagem de marca da feira. Uma vez mais, foram bastante concorridas e animadas.  Os mais afoitos e aficionados puderam dar largas à sua coragem e “brincar” com os toiros, nas ruas.

E foi assim… bem castiça, a Feira de Maio 2012! A Vila de Azambuja engalanou-se para receber, de braços abertos, os milhares que a quiseram visitar.

E é assim, sempre no último fim-de-semana de Maio, ou em qualquer dia do ano.

Mais Fotografias