Banco de Livros Escolares Usados

Para alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário.

O Município  de Azambuja está a colaborar com as Associações de Pais e Encarregados de Educação da área do concelho na criação de um Banco de Livros Escolares Usados. O projecto abrange os três ciclos do ensino básico (do 1º a o 9º anos de escolaridade) e também o ensino secundário (do 10º ao 12º) e encontra-se em fase de implementação. Pretende-se que o banco entre em funcionamento desde , na transição entre os anos lectivos 2011/2012 e 2012/2013.

O Banco de Livros Escolares de Azambuja tem como destinatários todas as crianças e jovens que frequentem os 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, que entreguem os seus manuais, no final do ano lectivo, em condições de serem reutilizados, de acordo com o regulamento, e que pretendam receberpor empréstimolivros para novo ano lectivo. A doação dos manuais escolares usados funciona em dois níveis. Do 1º aoano de escolaridade, é efectuada durante o mês de Junho e até ao dia 06 de Julho, nas Bibliotecas Municipais de Azambuja e nas Escolas. Do Ensino Secundário, é efectuada até ao dia 08 de Agosto na Divisão de Educação da Câmara Municipal de Azambuja (Páteo Valverde).

Todos os interessados na atribuição de manuais escolares por meio de empréstimo para o ano lectivo seguinte, deverão inscrever-se nas Escolas ou nas Bibliotecas Municipais nos mesmos períodos da doação, até 6 de Julho do 1º aoano de escolaridade, e até ao dia 08 de Agosto para o ensino secundário.

Os manuais escolares do 1º aoano de escolaridade serão distribuídos entre os dias 25 e 27 de Julho de 2012, e os do ensino secundário entre os dias 23 e 24 de Agosto, na Divisão de Educação da Câmara Municipal de Azambuja, no Páteo Valverde. Até dois dias antes, será disponibilizada a listagem de atribuição definitiva na internet, nas páginas da Rede de Bibliotecas Municipais de Azambuja, das Associações de Pais e Encarregados de Educação e da Câmara Municipal (www.cm-azambuja.pt).

Esta iniciativa tem como objectivos desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social; promover a reutilização dos manuais escolares e o respeito pelo livro; diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte das famílias; e incentivar boas práticas de protecção e educação ambiental.

» Regulamento         » Formulário de Doação         » Formulário de Pedido