Atividades extra curriculares com balanço positivo após o 1º período escolar

Deliberações da Reunião de Câmara de 22 de Janeiro

Na reunião de Câmara de 22 de Janeiro, foi divulgado o relatório das Atividades de Enriquecimento Curricular referentes aoperíodo do ano letivo 2012/2013. Do relatório destaca-se que estas atividades destinadas aos alunos do 1º ciclo, que não são de frequência obrigatória, envolvem cerca de 700 estudantes dos 3 Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja. Com estas atividades, as crianças podem aumentar os seus conhecimentos em áreas como “Atividade Física e Desportiva”, “Música”, “Inglês”, “Expressão Dramática e Ciência”, e “Filosofia para crianças”. A par das AEC, está também a ser desenvolvida a Componente de Apoio à Família, nos jardins de infância dos respetivos Agrupamentos. No total (AEC e CAF), encontram-se 43 docentes a ministrar estas atividades, sendo de salientar o seu cumprimento integral, que as faltas sem substituição, no final do 1º período, foram praticamente nulas.

De referir que apesar da extinção da EMIA (Empresa Municipal de Infraestruturas de Azambuja), a Câmara Municipal de Azambuja continuou com a promoção e organização das AEC, estabelecendo um protocolo com a CERCIFlor da Vida. Nesse sentido, foram mantidos os princípios propostos, e que muito contribuíram para o balanço positivo dos últimos anos, de promover a estabilidade do corpo docente, de privilegiar os professores residentes no concelho ou que desenvolvam no mesmo a sua atividade profissional e articular o trabalho desenvolvido nas AEC com o trabalho desenvolvido com os professores titulares de turma.

Recorde-se que estas atividades são gratuitas, reconhecidas como importantes para o desenvolvimento integral das crianças e complementares das aprendizagens que os alunos efetuam no tempo curricular. O Município de Azambuja prossegue, assim, o investimento neste serviço educativo prestado em todo o concelho.

Quanto a deliberações desta reunião ordinária da Câmara Municipal de Azambuja, foi deliberada a constituição dos Fundos de Caixa para os serviços municipais no ano 2013.