Saltar para o conteúdo principal
Teste

Rede Social

 

RedeSocial

 

 

 A Rede Social de Azambuja existe desde 2005, com o objectivo de criar canais de comunicação, através de uma gestão local participada, assentando no trabalho de parceria alargada, efectiva e dinâmica (Decreto Lei nº 115/2006).

Ao nível concelhio, materializa-se através do Conselho Local de Acção Social de Azambuja (CLASAZ), atualmente constituído por 54 entidades, que se divide em Plenário e Núcleo Executivo.

O Núcleo Executivo tem como responsabilidade assegurar a coordenação técnica das acções definidas pelo CLASAZ, sendo o órgão responsável pela elaboração do Diagnóstico Social, do Plano de Desenvolvimento Social e respectivos Planos de Acção anuais.

Este grupo de trabalho é constituído por uma equipa multidisciplinar, contando atualmente com representantes das seguintes entidades: Município de Azambuja; Instituto da Segurança Social, I.P.; Centro de Saúde de Azambuja – Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC); Santa Casa da Misericórdia de Azambuja (em representação das entidades sem fins lucrativos); Cerci Flor da Vida; Agrupamento de Escolas de Azambuja (em representação dos Agrupamentos de Escolas do Concelho) e Junta de Freguesia de Azambuja (em representação das Juntas de Freguesia).

Ao nível das freguesias, a Rede Social deverá materializar-se através das Comissões Sociais de Freguesia ou Interfreguesias, constituídas pelos parceiros locais e presididas pelo respetivo Presidente de Junta de Freguesia.

Na região geográfica, existe a Plataforma Supraconcelhia da Lezíria do Tejo, órgão presidido pelo Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, que congrega as redes sociais da Lezíria do Tejo, onde Azambuja se inclui.

Cabe aos elementos que constituem a Rede Social a responsabilidade de se pronunciarem relativamente a instrumentos de planeamento para o Concelho e emitir pareceres a candidaturas das entidades concelhias a financiamentos que contemplem a construção, remodelação, alargamento ou licenciamento de equipamentos sociais.

No sentido de divulgar as respostas existentes no Concelho, foi criado, no âmbito da Rede Social um Guia de Recursos, onde constam informações relativamente às estruturas existentes nas várias áreas.

 

  » Regulamento Interno do Conselho Local de Acção Social de Azambuja


  » Diagnóstico Social do Concelho de Azambuja 2018


Site Segurança Social

voltar ao topo