UTICA - Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja

Apresentação

A UTICA é um espaço de partilha de conhecimentos, que pretende criar e dinamizar, regularmente, atividades socioculturais.

É uma resposta a favor do envelhecimento ativo, para maiores de 50 anos, num contexto de formação ao longo da vida, tendo em linha de conta que as pessoas são o maior património da sociedade.

Mais do que um projeto educativo/formativo, este é um projeto social.

Como se compreende, não serão ministrados cursos, e muito menos serão atribuídas classificações, tendo em conta que não é nossa pretensão formar profissionais para o mercado de trabalho, mas sim, proporcionar conhecimentos e saberes, de acordo com os interesses de cada um.

Quem está envolvido

Esta iniciativa resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Azambuja. A Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja, faz parte da RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade.

Objetivos

Fomentar o convívio, a partilha de vivências e uma aprendizagem ao longo da vida, para pessoas com mais de 50 anos.

Promover a saúde física, mental e relacional das pessoas, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade de vida.

Incentivar o voluntariado e empenho cívico solidário da comunidade.

Quem pode frequentar

Todos os interessados, maiores de 50 anos, de ambos os sexos.

Quanto custa

Joia única – 2€ (novos alunos)

Propina mensal (disciplina) – 1€

Seguro escolar anual – 3,50€

Transporte gratuito para alunos não residentes em Azambuja, mas pertencentes ao Concelho.

Quantas disciplinas tenho de frequentar

Os interessados podem frequentar o número de disciplinas que desejarem.

Inscrições

As inscrições para o ano letivo 2019/2020 realizam-se no período de 25 a 27 de Setembro.

Os interessados devem dirigir-se às instalações da Universidade de Azambuja (Páteo do Valverde), de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.

Quer ser Professor Voluntário?

Queremos envolver a comunidade neste projeto. Não sendo necessário ter formação especifica, pede-se, no entanto, que revele competências numa determinada área.

Venha inscrever-se nas nossas instalações.

Formulário de inscrição para Professor Voluntário

Morada: UTICA - Avenida do Valverde, 8M – Páteo do Valverde – 2050-395 Azambuja

Telefones: 263400473 / 961710551

Facebook: https://www.facebook.com/UTICAZAMBUJA/

Projetos

UticaAmiga - O projeto UticaAmiga tem como objetivo doar roupa confecionada na UTICA a crianças carenciadas do Concelho de Azambuja, entre os 2 e os 10 anos.

Este projeto surge da necessidade de uma intervenção especificamente direcionada para as crianças do Concelho de Azambuja, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e económica, sinalizadas/identificadas pelas IPSS do nosso concelho.

O projeto assume um objetivo bem definido, que consiste na atribuição de kits de roupas de Inverno e de Verão, a entregar no período de Natal e no final do ano letivo.

O projeto contempla dois tipos de Kits, nomeadamente, para rapaz (composto por t-shirt e calças/calções), e para rapariga (composto vestido). Acresce ao kit um peluche confecionado também na UTICA. Todas as roupas são confecionadas pelos alunos da nossa universidade e estão identificadas com uma etiqueta com o logotipo da UTICA.