Teste

Biblioteca Municipal - Centro Cultural Grandella

2009-02-02

O Município de Azambuja inaugurou a Biblioteca Municipal - Centro Cultural Grandella no dia 31 de Janeiro em Aveiras de Cima.

A Biblioteca Municipal / Centro Cultural Grandella, foi inaugurada no dia 31 de Janeiro na vila de Aveiras de Cima.

O equipamento traduz-se numa extensão da Biblioteca Municipal de Azambuja, sendo composto por diversos espaços para utilizadores específicos: bebéteca, sala infanto-juvenil, sala de adultos, sala de exposições e sala de audiovisuais. O conjunto de serviços disponibilizados é bastante alargado, desde a simples consulta de livros e jornais/revistas até à audição/visualização e empréstimo de CDs e DVDs, sem esquecer o espaço de computadores com acesso à internet.
O projeto de recuperação do imóvel previu, igualmente, salas para atividades diversas como exposições, conferências, seminários, ações de formação, entre outras. À semelhança das outras bibliotecas municipais, a “Grandella” terá um programa de dinamização regular com a realização de várias iniciativas de carácter lúdico e pedagógico destinadas aos diferentes públicos que se pretende que utilizem este Centro Cultural.

É de salientar que este novo equipamento consiste na recuperação integral (total reconstrução interior e arranjos exteriores) de um edifício datado do início do séc.XX, uma antiga escola primária mandada construir pelo filantropo Francisco de Almeida Grandella.
A obra representa um investimento por parte do Município de cerca de 330 mil euros, tendo havido na intervenção o cuidado necessário em manter as linhas sóbrias de estilo neo-clássico do imóvel.

Recorde-se que a rede municipal foi recentemente alargada com a inauguração (08 de Dezembro) de uma biblioteca em Alcoentre, instalada num dos pisos do Palácio Conselheiro Frederico Arouca, igualmente recuperado pela Câmara de Azambuja para uma dupla função de Centro Cultural e Centro de Dia para Idosos.

Biblioteca Municipal
Centro Cultural Grandella