Requalificação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro da Azambuja

Portugal 2020 barra 3 Logotipos

.

Designação do projeto | Requalificação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro da Azambuja

Código do projeto | ALT20-14-2016-03

Objetivo principal | Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética.

Nomeadamente o projeto de integração paisagística prevê criar um ambiente visual agradável para quem se encontra na envolvente próxima ou dentro da área intervencionada. O arranjo paisagístico inclui ainda a reabilitação da zona adjacente à estação ferroviária, zonas de acesso ao esteiro para a prática de pesca desportiva, reordenação das áreas de estacionamento, uma ciclovia, zona de piquenique e equipamentos de atividade física ao ar livre. O desassoreamento do esteiro permitirá o uso de pequenas embarcações fora do período de maré baixa.

Região de intervenção | Lisboa e Vale do Tejo - Concelho de Azambuja

Entidade beneficiária | Município de Azambuja

Data de aprovação | 14-09-2017

Data de início | 06-09-2016

Data de conclusão | 06-09-2018

Custo total elegível | 1.192.014,26 €

Apoio financeiro da União Europeia | 643.370,00 €

Apoio financeiro público nacional/regional | 548.644,26 €

» Resumo da intervenção

As obras a realizar pretendem a valorização de um espaço público que apesar de já ser utilizado por poucos munícipes apresenta um grande potencial de crescimento de utilização se criadas as condições necessárias. Estas intervenções permitirão uma maior ligação à Frente Ribeirinha que se prevê no futuro seja um dos polos dinamizadores do turismo no concelho

Relativamente à estabilidade das margens, considera-se urgente a reconstrução do muro junto à estação na margem direita junto à estação, dado o estado de conservação da estrutura existente. Salienta-se ainda a importância de salvaguardar a segurança dos munícipes que atualmente utilizam a estrada nacional para a prática de corrida, cicloturismo ou simplesmente para passear.

Deny from all