Eficiência Energética - Iluminação Pública Eficiente no Município de Azambuja - Fase II

Portugal 2020 barra 3 Logotipos

> Investimento total: 488.904,45 euros

> Financiamento FEDER concedido de 95%: 464.459,23 euros

> Encargo do Município no valor de 5%: 24.445,22 euros

» Resumo/objetivos da ação:

Esta candidatura do Município de Azambuja prende-se com o desajustamento entre as tecnologias existentes, atualmente, e com o desenvolvimento de novas tecnologias LED que proporcionam uma grande poupança em termos de consumo. A oportunidade da realização desta Fase II surgiu com o reforço de verbas do PDCT-Plano de Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIMLT-Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

A operação agora apresentada, de intervenção nos sistemas de iluminação pública para melhoria da eficiência energética, pretende substituir as luminárias de tecnologias menos eficientes, como sejam o vapor de mercúrio e o vapor de sódio de alta pressão, pela tecnologia LED (Light-Emitting Diode).

Refira-se que o número total de postos de transformação existentes na área do município é de 182.

Na primeira candidatura (Fase I) foram abrangidos 45 desses postos, representando uma percentagem de cerca de 25%.

Na presente candidatura (Fase II) iremos intervir em mais 88 postos de transformação, correspondentes a cerca de 48% do total.

Quanto ao número total de luminárias instaladas no Concelho de Azambuja, estão contabilizadas 8.349.

Os objetivos destas duas candidaturas (Fases I e II) são os seguintes:

> Promover a eficiência energética do parque de iluminação pública do Município de Azambuja, implementando uma gestão racional da energia e melhorando o nível de serviço público à população;

> Reduzir o consumo de energia e a emissão de GEE, com a finalidade de atingir um crescimento sustentável;

> Apoiar a transição para uma economia de baixo carbono;

> Investir em tecnologia com maior eficácia na relação entre a luminosidade oferecida e o consumo energético (lum/W).

Obra a realizar durante o corrente ano (2020).

Deny from all