Saltar para o conteúdo principal

LabMovel esteve em Azambuja a promover a ciência, a inovação e o sucesso escolar

O Labmóvel, circulou em Azambuja entre os dias 13 e 19 de maio.

O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) é uma das ferramentas do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PiiCiE LT) a que Azambuja está associado. O plano é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (Portugal 2020/Alentejo 2020) e este “LabMóvel” consiste num autocarro transformado, que vai disponibilizar um conjunto de tecnologia importante para a educação, na sua vertente lúdica e pedagógica. Ali serão desenvolvidas atividades e experiências inovadoras, planificadas e dinamizadas pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária de Azambuja, tendo como público alvo crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário e familiares.

Neste laboratório de aprendizagem, os alunos encontram diversas áreas de trabalho, tais como ciências, robótica, fabricação digital – impressora 3D, drones, mecânica, realidade aumentada, entre outras. Através da experimentação pretende-se estimular a inovação e criatividade, aliando as tecnologias às ciências. Deste modo, tenciona-se incentivar as aprendizagens por meio de experiências práticas e promover o desenvolvimento de capacidades, tais como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e o empreendedorismo.

A Equipa multidisciplinar de Intervenção comunitária (EMIC) dinamizou o LabMóvel junto de famílias e jovens, contactou e contextualizou dinâmicas e experiências criativas, que serão implementadas nas salas do futuro em cada Agrupamento de Escolas no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PiiCiE LT), a que Azambuja está associado. O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens circulou pelos 3 Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja. Esteve na Escola Básica de Azambuja, na Escola Secundária de Azambuja, na Escola Básica de Manique do Intendente, na Escola Básica de Vale Aveiras. Nos dias 18 e 19 de maio, esteve estacionado no Jardim Urbano Joaquim A. Ramos, em Azambuja, de portas abertas a todo o público. 

Recorde-se que o PiiCiE LT, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (Portugal 2020/Alentejo 2020), visa a promoção do sucesso escolar através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, e contribuir para a igualdade de oportunidades e construção de uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.

 

voltar ao topo