Saltar para o conteúdo principal

As Viagens do Zambujinho

 

O Projeto “As Viagens do Zambujinho” procura abranger, de forma transversal, o contacto com a realidade do concelho e consequentemente com os seus munícipes, permitindo a transmissão de experiências vastas e abrangentes, que conduzam à interpretação pessoal e individual das práticas vivenciadas ao longo das visitas. Neste projeto de educação não formal o objetivo permanente será o de aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida dos seus habitantes.

Estas “Viagens” são rotas temáticas representativas de todas as Freguesias do Concelho, evidenciando as especificidades que as caracterizam. Pretende-se sensibilizar e "conquistar" as crianças para essa descoberta proporcionando-lhes um conjunto de vivências e de conhecimento prático, através da exploração das características próprias de cada local, de alguns elementos que fazem o nosso passado e o nosso presente, de diversas profissões e atividades económicas, enfim, da realidade sociocultural do território em que habitam e do qual são parte integrante.

Para concretizar cada uma das Rotas que compõem “As Viagens do Zambujinho”, dar-se-á continuidade a um conjunto de parcerias que resultam da cooperação entre entidades públicas e privadas, que assumem um papel preponderante e decisivo na implementação das mesmas, potenciando deste modo o aparecimento de novos projetos no âmbito da animação e promoção das valências do Concelho, estimulando a relação das escolas com as diversas instituições do Município.

Um dos objetivos deste projeto é proporcionar aos alunos do 1.º CEB do concelho a valorização dos diferentes tipos de Património de que o concelho de Azambuja dispõe (social, turístico, económico, ambiental, cultural/humano, geográfico, histórico) e contribuir para a formação de futuros munícipes e cidadãos esclarecidos que promovam o desenvolvimento económico-social e cultural do concelho.

O Município de Azambuja volta a proporcionar aos alunos - pelo décimo segundo ano consecutivo - a experiência das Viagens do Zambujinho, um projeto educativo que já enriqueceu a formação académica e humana de vários milhares de estudantes de todo este concelho.

Apresentam-se 10 rotas distintas.
Clique aqui para conhecê-las um pouco melhor.

 

 » Rota dos Vigias, em Alcoentre

 » Rota Ambiental, em Aveiras de Baixo

 » Rota do Vinho, em Aveiras de Cima

 » Rota da Lezíria e dos Avieiros, em Azambuja

 » Rota Urbana, Azambuja

» Rota Pina Manique, em Manique do Intendente 

 » Rota dos Sentidos, em Vale do Paraíso

 » Rota da Industria, em Vila Nova da Rainha

 » Rota dos Moinhos, na Maçussa

 » Rota da Arqueologia, em Vila Nova de São Pedro



Para concretizar cada uma das rotas programadas dar-se-á continuidade a um conjunto de contactos/apoios de parceiros da Câmara Municipal numa lógica de cooperação entre entidades públicas e privadas, potenciando deste modo o aparecimento de novos projectos no âmbito da animação e promoção das valências do Concelho, estimulando a relação das escolas com as diversas instituições do Município.

Calendário das Rotas para o ano letivo 2019/2020

>  Acompanhe as Viagens do Zambujinho no Facebook    


voltar ao topo