Executivo aprovou atribuição de bolsas de estudo e mérito

Deliberações da Reunião de Câmara de 19 de março

Reunido em sessão ordinária a 19 de março, o Executivo Municipal de Azambuja aprovou a atribuição de Bolsas de Estudo e Mérito a alunos do ensino superior residentes no concelho. De acordo com a aplicação do regulamento às candidaturas apresentadassendo condição indispensável o aproveitamento escolarforam validadas 21 bolsas de estudo (5 de ingresso e 16 de frequência) e 9 bolsas de mérito (5 de ingresso e 4 de frequência). As bolsas de estudo, com o valor unitário de € 600,00, são atribuídas a estudantes de agregados familiares com rendimento mensal inferior a 400, 00 euros per capita. As de mérito, no valor de € 300,00 cada, premeiam alunos com média igual ou superior a 15 valores.

Refira-se que as bolsas serão entregues no próximo dia 27 de março, numa sessão a realizar no Auditório Municipal do Páteo Valverde, pelas 18h00. A cerimónia será, ainda, composta por um momento de homenagem a 10 profissionais do ensino – 2 professoras e 8 funcionários não docentesque se aposentaram durante o último ano. Este ato da autarquia constitui um gesto público de reconhecimento pelas respetivas carreiras, ao longo de muitos anos, na formação de jovens de todo o Concelho de Azambuja.

Foi, também, aprovada a celebração de protocolos com as Casas do Povo de Aveiras de Cima e de Manique do Intendente e com a União Desporto e Recreio de Vila Nova da Rainha com vista à cedência dos seus pavilhões desportivos para a realização de atividades letivas das escolas do Ensino Básico das respetivas localidades. O acordo define as compensações financeiras a assumir pelo Município em função do número de alunos e dos consumos de energia e água em cada uma das situações. Assim, a Câmara Municipal pagará à Casa do Povo de Aveiras de Cima € 5.032,54; à União Desporto e Recreio de Vila Nova da Rainha € 229,60; e à Casa do Povo de Manique do Intendente € 4.350,14. Estes protocolos referem-se às atividades do ano letivo 2012/2013, mas se nenhuma das partes os denunciar serão renovados automaticamente para o próximo ano escolar, sendo objeto de atualização anual de valores.

A fim de apoiar as próximas atividades culturais destas coletividades, foi deliberado ceder transporte municipal à Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e ao Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja.

A pedido da Escola Secundária de Azambuja, foi aprovado pedido de realização de estágio para um aluno do Curso Profissional de Técnico de Multimédia. Trata-se de um estágio de 176 horas de Formação em Contexto de Trabalho.

Foi, ainda, aprovado aceitar a doação por parte da Escola Nacional de Bombeiros de uma coleção de “Manuais de Formação Inicial do Bombeiro”. A coleção é composta pelos volumes “Construção Civil”, “Hidráulica”, “Eletricidade”, “Comunicações”, “Fenomenologia da Combustão e Extintores”, “Segurança e Proteção Individual”, “Busca e Salvamento”, “Combate a incêndios Urbanos e Industriais”, “Ventilação Tática”, “Combate a Incêndios Florestais”, “Manobras de Mangueiras e Motobombas” e “Salvamento e Desencarceramento”. Estes manuais serão um bom reforço bibliográfico para a autarquia na área da Proteção Civil.

Por fim, foi aprovado um reforço do Fundo de Maneio da autarquia em € 150,00, destinados a aquisições urgentes e inadiáveis.

Deny from all