Câmara de Azambuja atribui Medalhas de Mérito no Dia do Município

09 de Maio (feriado municipal), 18h00, Páteo Valverde

O Município de Azambuja vai atribuir seis Medalhas de Mérito Municipal – Grau Ouro, no feriado municipal, 5ªfeira de Ascenção, 09 de Maio. Os condecorados são José Luis Nazareth Barbosa – a título póstumo; Romeu Pereira da Silva; José António Jerónimo; José Machado Pereira; o Grupo de Teatro Amador da Casa do Povo de Aveiras de Cima; e a empresa SIVACSociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima. A cerimónia terá lugar no Auditório do Páteo Valverde, pelas 18h00.

A decisão resulta de uma deliberação do Executivo Municipal tomada na reunião de 30 de abril. Esta homenagem da autarquia visa expressar o reconhecimento público a estas personalidades individuais e coletivas que se distinguiram ao longo do tempo pelos diversos contributos e serviços prestados à comunidade.

José Luis Nazareth Barbosa, falecido em Novembro de 2012 aos 86 anos, trabalhou e residiu em Alcoentre onde foi dirigente associativo, dedicando muito tempo às atividades culturais da Casa do Povo local, e chegou ainda a ser vereador do município nos anos 1981-82.

Romeu Pereira da Silva, com 82 anos de vida, é um nome incontornável no panorama cultural do nosso concelho, com uma sólida produção e atividade desde jovem nas áreas da poesia popular, da música tradicional, do teatro amador e da etnografia e folclore.

José António Jerónimo é um homem de Azambuja, com largos anos dedicados à dinamização da Associação Cultural “A Poisada do Campino” e com um extenso período em que assumiu as funções de Coordenador Geral da Centenária Feira de Maio.

José Machado Pereira tem uma sólida formação superior na área da História e é funcionário do município onde coordena o Museu Sebastião Mateus Arenque. Além desse trabalho, conta ainda com uma vasta obra reconhecida a nível internacional – de pesquisa e reflexão sobre vários aspetos e marcos do passado, nomeadamente de algumas freguesias do Concelho de Azambuja e figuras como Francisco Almeida Grandella.

O Grupo de Teatro Amador da Casa do Povo de Aveiras de Cima tem um contributo de mais de duas décadas de atividade dinamizando várias dezenas de participantes, durante os quais conquistaram, nomeadamente, dois concursos nacionais de teatro amador do INATEL, com peças originais.

A SIVACSociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima é uma empresa com um percurso notável desde a sua fundação em 1973. Desde então tem crescido de forma sustentada no mercado nacional, modernizou-se em instalações e processos, e internacionalizou-se. Prémio do trabalho desenvolvido são, por exemplo, as sucessivas distinções como “PME Excelência”.

Na sessão de 30 de Abril, foi ainda deliberado o pedido de realização de estágio para um aluno da Escola Profissional Vale do Tejo na área de Comunicação-Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Trata-se de um estágio de 420 horas de formação em Contexto de Trabalho.

No âmbito da realização da Feira de Maio 2013, foi aprovado a autorização do pagamento referente a trabalho extraordinário aos colaboradores envolvidos na montagem e desmontagem da iniciativa.

Foi igualmente aprovado a cedência de viaturas à Poisada do Campino para transporte de gado e de campinos. De referir que a Poisada do Campino irá comemorar o seu 24º aniversário nos dias 17, 18 e 19 de maio.