Alunos apresentaram conclusões do projeto "RIOS"

Estudo da Ribeira do Valverde, da Ribeira da Milhariça e da Ribeira do Judeu/Paúl de Manique.

Chegou ao fim mais um ano letivo (2012/2013) do projeto “Rios”. Decorreu no passado dia 8 de maio, no Centro de Educação Ambiental de Azambuja, em Aveiras de Baixo, a sessão de apresentação dos trabalhos realizados pelas turmas que estudaram 3 ribeiras do nosso concelho. Trata-se da Ribeira do Valverde (7º D da EBI de Azambuja), da Ribeira da Milhariça (8º B da EB2,3 de Aveiras de Cima) e da Ribeira do Judeu (8º A da EBI de Manique do Intendente). Este encontro de apresentação de conclusões, além de várias dezenas de alunos envolvidos, contou com a participação da Vereadora da Educação, da Presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo e dos professores dos três agrupamentos de escolas.

Recorde-se que a filosofia do projeto “Rios” consiste na participação de grupos de cidadãos na proteção de cursos de água em Portugal. Esses grupos adotam um troço de 500 metros de um determinado rio ou ribeiro, com o objetivo de fazerem a análise fito-química da água e efetuarem um estudo do respetivo ecossistema aquático. A monitorização é feita no Outono e na Primavera, toda a informação é registada com detalhe em fichas próprias e, nesta altura, foi o momento de os alunos apresentarem os resultados comparativos e a evolução das condições desse curso de água.

Desde que assumiu a coordenação local deste projetolançado a nível nacional – o Município de Azambuja continua a apoiar todos os agrupamentos de escolas que aceitaram o desafioAssim, o Agrupamento de Azambuja adotou um pedaço da Ribeira do Valverde; o Agrupamento de Vale-Aveiras, parte da Ribeira da Milhariça; e o Agrupamento do Alto Concelho um troço da Ribeira do Judeu e do Paúl de Manique do Intendente.

Conheça aqui as conclusões do trabalho realizado:

» RIBEIRA DO VALVERDE (Azambuja)

» RIBEIRA DA MILHARIÇA (Aveira de Cima)

» RIBEIRA DO JUDEU | PAÚL (Manique do Intendente)