Compostagem

PROJECTO “COMPOSTAR OUTRA FORMA DE RECICLAR”

Cerca de 40% dos resíduos produzidos diariamente são orgânicos, como restos de vegetais, cascas de fruta e resíduos de jardim, este resíduos são depositados em aterro sanitário, sem qualquer tipo de tratamento ou valorização
Durante a sua decomposição os resíduos orgânicos são responsáveis pela produção de biogás, que contem metano e pela produção de efluentes líquidos, lixíviados, os dois principais problemas dos aterros sanitários.
Através da compostagem doméstica podemos minimizar esses problemas desviando-os logo na fonte de produção, as nossas casas, valorizando-os e transformando-os em correctivo orgânico de solos ao qual damos o nome de composto.
Para além de ser um processo externamente fácil de realizar a compostagem doméstica, tem vários benefícios inerentes, tais como:
   - O composto melhora a estrutura do solo, e actua como adubo;
   - Sustentabilidade do uso e melhoramento da fertilidade do solo;
   - Retenção de água nos solos, o composto funciona como uma “esponja”;
   - Redução no uso de herbicidas e pesticidas;
   - O composto torna os solos menos vulneráveis à erosão.

A Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A., entidade actualmente responsável pela gestão dos resíduos produzidos no Concelho, apostou num projecto de distribuição gratuita de Compostores Domésticos denominado “Compostar outra forma de Reciclar”, que tem como principal objectivo promover a redução da deposição de resíduos orgânicos em aterro.

O Município de Azambuja considera de grande importância a sua associação a este projecto, o facto de ser um Concelho essencialmente rural facilita a sua implementação e permite que grande parte da população do Município possa participar, aproveitando assim todos os benefícios que este projecto tem a nível de ambiental.
Se pretende realizar a compostagem doméstica, tem de possuir estes 3 requisitos essenciais, para a obtenção do compostor:
   - Viver no Concelho;
   - Possuir um jardim ou quintal;
   - O seu agregado familiar seja composto, no mínimo, por 3 pessoas.

Se perfaz estes 3 requisitos basta dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área de residência, preencher a Ficha de Candidatura, assinar o Contrato de Cooperação e aguardar a resposta ao seu pedido.
Poderá consultar o Guia de Compostagem Doméstica se tiver alguma dúvida relativamente à realização processo de compostagem.

Ciclo da matéria orgânica

Caso pretenda alguma informação adicional relativa a este projecto pode contactar Divisão de Ambiente, Intervenção Local e Transportes (DAILT) da Câmara Municipal.
   » DAILT

Páteo Valverde - 2050 Azambuja