Município recebeu 'Crachá de Ouro' da Liga dos Bombeiros Portugueses

Ministro da Adm. Interna no aniversário dos Bombeiros de Azambuja.

O Município de Azambuja foi distinguido, no passado domingo 19 de janeiro de 2014, com o “Crachá de Ouro” da Liga dos Bombeiros Portugueses. O evento contou com a presença do Ministro da Administração Interna – Dr. Miguel Macedo – e esteve integrado nas comemorações do 82º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. Refira-se que também a corporação aniversariante recebeu idêntica condecoração.

Ao Município, na pessoa do Presidente da Câmara, o crachá foi entregue pelo representante da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Aos Bombeiros Voluntários de Azambuja, o crachá foi imposto no respetivo estandarte pelo próprio ministro da tutela. Nesta cerimónia, foram ainda convidados de honra o Comandante de Operações Distrital, o vice-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa e o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. Marcaram, igualmente, presença muitos representantes de outros corpos de bombeiros da região.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Azambuja agradeceu a atribuição do mais alto galardão da Liga dos Bombeiros Portugueses à autarquia, e sublinhou tratar-se do justo reconhecimento de uma estreita colaboração com os corpos de bombeiros do concelho e do grande investimento nos meios de socorro às populações, num esforço desenvolvido ao longo de muitos anos e por vários Executivos Municipais. Destaque particular ao pioneirismo do Município de Azambuja na criação e no financiamento dos Grupos de Intervenção Permanente.

A sessão solene foi, ainda, composta pela investidura de um novo 2º Comandante e por um conjunto de condecorações e promoções de muitos bombeiros que, graças à sua dedicação e formação recebida, subiram de categoria.

Por fim, este aniversário ficou marcado pela apresentação de duas novas viaturas para serviço da corporação: uma ambulância de emergência pré-hospital e um pesado designado ‘Veículo Tanque Tático Urbano’; que muito vêm aumentar a capacidade de resposta dos bombeiros de Azambuja a todas as solicitações.