Câmara atribui € 8.100,00 para material didático ao 1ºciclo e pré-escolar

Deliberações da Reunião de Câmara de 07 de outubro.

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião ordinária, dia 7 de outubro, um apoio financeiro total de € 8.100,00 às atividades letivas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, no ano letivo 2014/2015. A verba representa uma atribuição nominal de € 50,00 por trimestre a cada uma das turmas daqueles níveis de ensino para materiais didáticos e de desgaste. Refira-se que no universo concelhio dos três agrupamentos estão constituídas 54 turmas: 14 em Vale-Aveiras, 11 no Alto Concelho e 29 em Azambuja. A medida prende-se com a evidente importância dos materiais didáticos e de desgaste para a qualidade educativa, sendo uma responsabilidade da autarquia garantir a sua disponibilização. Por outro lado, pretende-se dar uma resposta mais eficaz em função das necessidades específicas de cada professor e de uma agilização dos procedimentos de aquisição.

No âmbito do Desporto, foram aprovadas duas propostas relativas ao arranque da época 2014/2015 do “AZB-Fairplay” Campeonato Amador do Concelho de Azambuja. Uma estabelece o valor da inscrição para os atletas, que inclui o custo do seguro, sendo de € 20,00 para o Futebol 7, e de € 5,00  para o Ténis-de-mesa, Futsal Jovem, Voleibol e Basquetebol. A outra proposta aprovou o ajuste direto para aquisição de serviços de arbitragem, acompanhamento técnico dos jogos, equipamentos e troféus. As inscrições decorrem até 31 de outubro, seguindo-se a organização dos campeonatos e o início da competição que, sublinhe-se, tem um caráter essencialmente lúdico e de fomento da prática desportiva.

Na sequência do pedido daquela autarquia, foi deliberado isentar a Junta de Freguesia de Vale do Paraíso do pagamento das taxas de vistoria ao recinto da festa “Paraisabor” (no valor de €137,98), ratificando o respetivo despacho do Presidente da Câmara. Outro despacho com deliberação favorável do Executivo referia-se ao ajuste direto para aquisição de comunicações de dados e voz móveis (no valor de € 5.161,26) através da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Uma proposta destinada à prorrogação do período de redução das rendas de vários espaços municipais concessionados foi retirada da ordem de trabalhos.