10.outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

A Câmara Municipal de Azambuja associa-se, no dia e... ao longo do ano.

O Município de Azambuja associa-se ao Dia Mundial de Saúde Mental, que se comemora no dia 10 de outubro.

A autarquia tem tido, sobretudo nos últimos anos, uma grande preocupação com os problemas associados a esta questão. Nesse sentido, tem sido desenvolvido um esforço quer de sensibilização dos cidadãos quer de procura de respostas para os casos problemáticos detetados. Com esse esforço pretende-se aumentar a consciência pública sobre as questões de saúde mental e a importância do investimento em serviços de prevenção e de tratamento.

Pode dizer-se que, no Município de Azambuja, através do trabalho realizado pelo Gabinete de Saúde e Ação Social, todos os dias se celebra o dia mundial da saúde mental. Esse trabalho tem a sua expressão mais prática na realização de consultas de psicologia clínica gratuitas em diversas Juntas de Freguesia do Concelho.

Refira-se que, em Portugal, o “Plano Nacional de Saúde Mental 2007- 2016” preconiza o recurso a equipas de suporte com profissionais habilitados na área da saúde mental capazes de dar resposta às necessidades de crianças, adolescentes e suas famílias. É com essa orientação, com esse propósito, e com espírito pró-ativo que o Município de Azambuja, com os seus técnicos da especialidade e em parceria com outras estruturas da comunidade, fornece uma resposta integrada aos pedidos de ajuda solicitados, de acordo com as problemáticas identificadas.

Este programa foi iniciado em Novembro de 2011 e, desde então, a equipa teve intervenção junto de 73 crianças e adolescentes entre os 6 os 16 anos de idade, tendo realizado 1207 consultas de psicologia clínica. Conheça melhor, aqui, a metodologia do programa e algumas conclusões obtidas.

Deny from all