Casal da Fonte (tinto) e Quinta da Lapa (branco) venceram o 34º Concurso de Vinhos do Município

Prémios entregues no encerramento da 12ª AVINHO, em Aveiras de Cima.

.

Casal da Fonte, de Vale do Paraíso, com o melhor tinto, e Agrovia S.A. “Quinta da Lapa”, de Manique do Intendente, com o melhor branco, foram os grandes vencedores da 34ª edição do Concurso de Vinhos do Produtor do Concelho de Azambuja. A cerimónia de divulgação dos resultados e entrega de prémios teve lugar na tarde de encerramento da “Avinho – Festa do Vinho e das Adegas”, que animou Aveiras de Cima entre os dias 8 e 10 de abril.

premios concurso vinhos 062

Reforçando a aposta nesta iniciativa, com o objetivo de promover os bons vinhos locais, a economia e o nome do concelho, e procurando prestigiar o concurso recompensando a qualidade do trabalho e a dedicação dos produtores, a Câmara Municipal de Azambuja atribuiu prémios monetários de 250 euros aos terceiros, 500 euros aos segundos, e 750 euros aos primeiros classificados, quer em brancos quer em tintos.

.

Apresentaram-se neste concurso, organizado pelo município, mais de meia centena de vinhos com maior afluência de tintos. De acordo com os provadores convidados, a colheita 2015 assume-se como uma das melhores dos últimos anos, e a classificação foi de tal modo equilibrada que para além do pódio foram atribuídas nada menos do que 12 menções honrosas, 3 para brancos e 9 para vinhos tintos.

premios concurso vinhos 095

Nesta última categoria, vitória para o produtor Casal da Fonte MSI, de Vale do Paraíso; 2º lugar para a Sociedade Agrícola Cova da Caldeira, de Alcoentre; e 3º para a Quinta de Vale de Fornos, de Azambuja. Destaque, ainda, com menção honrosa para Joaquim Capão, José Mata, Acácio Abreu e Agro-Batoréu, todos de Aveiras de Cima; também para Luís Narciso e Rafael Santos, ambos de Vale do Paraíso; Jorge Ventura, de Alcoentre; José Silvério, de Maçussa; e Quinta da Lapa, de Manique do Intendente.

.

No setor dos brancos, 1º lugar para Agrovia S.A. – Vinhos Quinta da Lapa, de Manique do Intendente; 2º lugar para o Estabelecimento Prisional de Alcoentre; e 3º para David Henriques Vieira, de Tagarro-Alcoentre. Referência para três menções honrosas, ainda em brancos: SIVAC – Sociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima; para Sociedade Agrícola Cova da Caldeira, de Alcoentre; e para Agro-Batoréu, de Aveiras de Cima.

premios concurso vinhos 003

O júri do concurso – realizado através da habitual “prova cega” – foi composto por cinco experientes enólogos: Cruz Ferreira (o participante mais antigo e colaborador do projeto “Aveiras de Cima: Vila Museu do Vinho”), Carlos Sardinha (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo), Sérgio Oliveira (Associação de Municípios Portugueses do Vinho), Jorge Páscoa (Associação Portuguesa de Enologia), e ainda Hernâni Magalhães.