Exposição de fotografia "O Rio e a Senhora dos Avieiros e do Tejo" - António Ribeiro

Patente até 30 de novembro, na Galeria Mª Cristina Correia

No dia 11 de novembro, a Galeria Municipal Maria Cristina Correia, em Azambuja, inaugurou uma exposição de fotografia de António Ribeiro. A mostra, intitulada “O Rio e a Senhora dos Avieiros e do Tejo”, estará patente até ao dia 30 de novembro e pode ser visitada de quarta-feira a domingo entre as 14h00 e as 18h30. A iniciativa é promovida pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Azambuja e tem entrada livre.

Pela sua objetiva, António Ribeiro – um Azambujense e Ribatejano que ama a sua terra e o Tejo – quer partilhar com todos a sua perceção da Natureza e que o Tejo lhe oferece, bem como da comunidade de Cultura Avieira do Porto da Palha, gente que tanto acarinha e promove.

O deslumbramento da paisagem Tagana que o grande rio e o homem moldam, oferece em cada espaço e em cada tempo, o deslumbrante e imenso horizonte visual que a cada momento se deixa contemplar e captar. É este dom natural do Céu que António Ribeiro fixa, regista e transmite, como que querendo eternizar os diferentes momentos do dia, da noite, do ano e dos homens. Desde a Ribeira de Santarém na margem Norte a Salvaterra de Magos na Margem Sul, será toda a singularidade do Ribatejo a ficar identificada na paisagem fotografada, quer ela se situe no concelho do Cartaxo, Azambuja, ou Vila Franca de Xira.

O Tejo parece não conhecer esta regulação dos homens, mas reconhece e dá identidade às comunidades que com ele, culturalmente e socioeconomicamente, se identificam. É esse dom e beleza tão peculiar que existe na relação do Rio com o Homem, que António Ribeiro fixou e partilha com todos nesta exposição.

O Cruzeiro Cultural e Religioso e a vinda ao Porto da Palha e à vila de Azambuja da Imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, a 9 e 10 de Junho de 2016, podem configurar a representação dessa imaterialidade e religiosidade das nossas gentes.

A comunidade cultural Avieira do Porto da Palha e Azambuja foram nestes dias uma só comunidade azambujense, unida e identificada pelo Tejo, na Senhora dos Avieiros e do Tejo. Todos se sentiram irmãos e filhos da mesma Mãe do Céu.
Verdadeira foto-reportagem, são também autênticos documentos para memória futura desta Vila e das suas gentes, que o Município de Azambuja patrocina com esta exposição e muito agradece a António Ribeiro.

A Galeria Maria Cristina Correia, em Azambuja, volta, assim, a expor os trabalhos artísticos de um “filho da terra” que, com arte e engenho, divulga as suas obras ao público entre 11 e 30 de novembro de 2016.

ExposicaoAntonioRibeiro2016