Como prevenir a Diabetes? Alimentação saudável, com mais fruta!

14 de novembro - Dia Mundial da Diabetes.

.

O município de Azambuja vai comemorar o Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro desde 1991 por iniciativa da Organização Mundial de Saúde. A efeméride será dinamizada numa parceria entre a Câmara Municipal, a Unidade de Cuidados na Comunidade (Centro de Saúde de Azambuja) e os refeitórios escolares do concelho. O projeto mais abrangente de prevenção da diabetes envolve, ainda, o Hospital de Vila Franca de Xira, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e a Fundação Gulbenkian.

Neste dia, nos refeitórios de todas as escolas, será promovida a ideia de uma alimentação saudável sendo servida como sobremesa uma peça de fruta, com a colaboração das empresas fornecedoras das refeições. Com a colaboração do Programa de Educação para a Saúde e dos alunos do curso profissional de técnico de restaurante/bar da Escola Secundária de Azambuja, as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo da Escola Básica Boavida Canada vão poder apreciar uma espetada de fruta. Também no refeitório dos funcionários do município, neste dia com a participação das Enfermeiras da UCC do Centro de Saúde de Azambuja, do Executivo e de técnicos municipais, será servida uma ementa saudável.

No âmbito desta campanha, será distribuído um panfleto alusivo ao tema em todos os refeitórios e a todos os praticantes de atividade física nas diversas coletividades desportivas do concelho. Todo o público alvo será, igualmente, sensibilizado para fazer a inscrição no portal do utente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Ao longo da semana, 14 a 18 de novembro, os professores da disciplina de informática da UTICA-Universidade Terceira Idade do Concelho de Azambuja vão reforçar essa sensibilização aos seus alunos para a inscrição no portal do utente e preenchimento da ficha de avaliação de risco da diabetes tipo 2. Ação semelhante será realizada junto dos profissionais do centro de saúde de Azambuja, com o objetivo de que até ao final deste ano 50% dos funcionários se inscrevam no portal e 30% preencham a ficha de risco.