Município candidatou vários projetos a cofinanciamento do programa "Portugal 2020"

Reabilitação da Vala do Esteiro; edifício pré-escolar em Aveiras de Cima; e melhoria do ar em polos industriais.

.

A Câmara Municipal de Azambuja submeteu um conjunto de candidaturas no âmbito do programa “Portugal 2020”, nomeadamente para a Requalificação da Zona Ribeirinha do Esteiro de Azambuja, para a construção de um edifício de Pré-Escolar em Aveiras de Cima e para um projeto destinado a encontrar soluções para melhorar a qualidade do ar em zonas industriais do concelho.

.

O projeto da Requalificação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro de Azambuja, incluído nos pactos para o desenvolvimento e coesão territorial da CIMLT, tem como objetivo a requalificação ambiental e o arranjo paisagístico da área envolvente ao “Esteiro”, bem como o desassoreamento e estabilização hidráulica e de obras de contenção deste curso de água.

O projeto de integração paisagística prevê criar um ambiente visual agradável e inclui a reabilitação da zona adjacente à estação ferroviária da vila, a criação de zonas de acesso à vala para a prática de pesca desportiva, o reordenamento das áreas de estacionamento, bem como a criação de uma ciclovia, uma zona de piquenique e equipamentos de atividade física ao ar livre. O desassoreamento do leito permitirá o uso de pequenas embarcações fora do período de maré baixa. Nesta requalificação paisagística, está também previsto o desassoreamento e estabilização das margens do “Esteiro” e do muro de suporte, bem como a instalação de um bar/esplanada e arranjo da respetiva envolvente.

As obras a realizar pretendem a valorização de um espaço público que, apesar de já ser utilizado pelos munícipes, apresenta um grande potencial de crescimento de utilização, com a criação das condições propostas. Estas intervenções permitirão uma maior ligação da Vila de Azambuja à Frente Ribeirinha que se prevê que no futuro seja um dos polos dinamizadores do turismo no concelho.

Este projeto surge no âmbito do “PORAlentejo 2020” e terá um custo total de 1.192.014,26€.

.

Outro projeto submetido a candidatura é a construção de Edifício para Pré-Escolar no Agrupamento Vale-Aveiras que vem colmatar a ausência de oferta pública daquele nível de ensino na freguesia de Aveiras de Cima. A concretização deste projeto permitirá, por um lado, dar resposta educativa eficaz em áreas de previsível crescimento demográfico e, por outro, desenvolver a oferta de pré-escolar público para o qual os estabelecimentos de ensino em funcionamento não estão preparados.

Este novo estabelecimento de ensino pré-escolar contempla a construção de salas de atividades, de sala polivalente, espaço de refeições e copa, sala de educadoras/es, instalações sanitárias distintas para crianças e para adultos com a vertente para mobilidade reduzida. Contempla no exterior um recinto de jogo e recreio, bem como um pequeno campo desportivo. Todas as salas serão devidamente equipadas com mobiliário e material didático adequados à população pré-escolar, tendo havido o cuidado de contemplar materiais e ferramentas que motivem não só as crianças em geral, mas especificamente as crianças com necessidades educativas especiais, criando um ambiente favorável, promotor de aprendizagens e potenciador de igualdade de oportunidades.

Este projeto está já a ser implantado na Rua do Carrasco, em Aveiras de Cima, numa área total de 1.637 m2, assentando na ideia de um edifício que se enquadre urbanisticamente com o local e que responda às necessidades das crianças e suas famílias. Visto ser um espaço pensado e construído de raiz, pretende-se que seja uma referência para o ensino pré-escolar, ajustando todos os pormenores ao seu utilizador final – as crianças dos 3 aos 5/6 anos. Trata-se de um equipamento que vem responder aos anseios e expectativas das populações locais, com vista ao crescimento saudável e ao desenvolvimento da sua geração mais jovem.

Este projeto insere-se, igualmente, no programa “PORAlentejo 2020” no eixo ‘Ensino e qualificação do capital humano’. O investimento total é de 513.636,52€.

De referir, que esta obra encontra-se em fase de conclusão, iniciando a sua atividade já no início do ano letivo 2017/2018.

.

Foi, ainda, apresentada a candidatura para Soluções compartilhadas para a qualidade do ar na Europa. Esta candidatura tem por objetivo a redução da poluição do ar no Concelho de Azambuja e surge devido à concentração de algumas empresas cuja atividade é suscetível de lançar para a atmosfera emissões que afetam a qualidade do ar nesses locais.

A autarquia associou-se a outras entidades parceiras como a CIMLT-Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, os municípios de Granada (Espanha) e de Castel Bolognese (Itália), a agência romena Bucharest-Ilfov Regional Development Agency, o observatório francês Airparif – The Observatory for Air Quality, e o instituto norueguês NILU Norwegain Institute for Air Research.

Neste projeto, serão parceiras do Município de Azambuja algumas empresas do concelho, como a CLC – Companhia logística de Combustíveis; a Auchan; a Jerónimo Martins; a Modelo-Continente; a Logiters; a Luís Simões; a Inchemica – Indústria Química de Especialidades; e a Sonalur – Sociedade Nacional Metalúrgica, assim como, as entidades públicas CCDR Alentejo; CCDR Lisboa; CIMLT; os restantes 11 municípios que integram a CIMLT e a Universidade de Aveiro.

Trata-se, também, de um projeto europeu - Interreg Europe - com um investimento global de todas as partes interessadas orçado em 1.543.905,00€. A Azambuja caberá um investimento de 213.725,00€, cofinanciado a 85% (181.666,25€).