Azambuja presente no VII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

Iniciativa realizada em Lagoa, S. Miguel - Açores.

Azambuja participou no VII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que decorreu em Lagoa, no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, nos Açores. O município foi representado pela vereadora Sílvia Vítor, que tutela, entre outros, os pelouros da Saúde, do Desporto e da Intervenção Social.

No âmbito da iniciativa, subordinada ao tema “Governação para a Saúde”, teve lugar, no dia 25 de outubro, a reunião da Assembleia Intermunicipal da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. O encontro tem caráter bianual e voltou a reunir, em ambiente de grande diálogo, algumas dezenas de autarcas e técnicos dos municípios que integram este organismo associativo.municipios saudaveis lagoa 03

A Mesa da Assembleia foi composta por José Maria Costa, Presidente da Assembleia Intermunicipal, oriundo de Viana do Castelo; Ana Gouveia, 2ª Secretária, de Miranda do Corvo; Joaquim Cardador dos Santos, Presidente do Conselho de Administração, do Seixal; e a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto.

Além da presença de Azambuja, esta reunião contou com mais 33 municípios, a saber: Almodôvar, Avis, Barreiro, Braga, Castro Marim, Coimbra, Cuba, Figueira da Foz, Gondomar, Lisboa, Loulé, Loures, Miranda do Corvo, Monção, Monchique, Odemira, Oeiras, Palmela, Ponta Delgada, Porto, Póvoa do Lanhoso, Ribeira Grande, Santo Tirso, Serpa, Seixal, Setúbal, Soure, Torres Vedras, Valongo, Viana do Castelo, Vidigueira, Vila Franca de Xira e Vila Real e Lagoa – Açores.

No que diz respeito aos trabalhos do fórum, destaque para o intenso e profícuo debate e também partilha de boas práticas de muitos municípios na promoção da saúde, bem como para a definição de prioridades de ação que consolidem o futuro e a relevância desta associação. No final, estes dois dias de encontro culminaram com a assinatura da Declaração de Lagoa-Açores, um documento onde os Municípios Saudáveis assumem o compromisso de colocarem as preocupações com a saúde e a qualidade de vida como prioridade na sua agenda de gestão autárquica.

De relembrar que, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, constituída em 1997, é uma associação de municípios cuja missão passa por apoiar o desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios aderentes, os quais pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade nas decisões políticas. A estrutura portuguesa deste organismo comemora o seu 21º aniversário, ao mesmo tempo em que se assinalam 30 anos sobre a fundação do Movimento das Cidades Saudáveis por iniciativa da OMS-Organização Mundial de Saúde.

municipios saudaveis lagoa 02

municipios saudaveis lagoa 05