Município promove iniciativa "Ler Por Prazer" em todas as turmas de 1º e 2º ciclos do concelho

Oferta de 120 livros, escolhidos pelos professores e alunos, para 5 minutos de leitura diária.

O Município de Azambuja, através da sua rede de bibliotecas, ofereceu livros e um novo desafio de leitura em voz alta a todas as turmas do 1º e 2º ciclo dos 3 agrupamentos de escolas do concelho. A entrega foi feita pelo Vereador António Matos, no dia 29 de janeiro de 2019, aos diretores dos respetivos agrupamentos escolares.

A iniciativa “Ler Por Prazer” tem como principal objetivo criar o gosto pelo livro e pela leitura nas crianças e jovens, bem como, ajudá-los a criar hábitos de leitura autónoma. Nesta ação, a Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja (RBMA) ofereceu, às escolas do 1º e 2º ciclo, cerca de 120 livros escolhidos pelos docentes em conjunto com os seus alunos.

Com a oferta, ficou o compromisso de realizar durante o ano letivo de 2018 / 2019 uma leitura diária em voz alta, durante 5 minutos, sem trabalhos associados, só pelo prazer de ler e ouvir.

A proposta da RBMA surgiu por se verificar um crescente desinteresse pela leitura autónoma e lúdica em crianças a partir dos 10 anos. Nas salas de aulas todas as leituras implicam um trabalho associado, seja interpretação de texto, seja perguntas gramaticais ou até somente desenho, o que pode desmotivar e conduzir à perda de interesse da leitura, que é desenvolvido e estimulado quando são mais pequenos.

Foi neste âmbito que a Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja lançou a iniciativa “Ler Por Prazer”, em parceria com os docentes dos agrupamentos de escolas e as professoras bibliotecárias.

Refira-se que os livros escolhidos não pertencem ao currículo escolar nem ao Plano Nacional de Leitura, e no final do ano letivo, manter-se-ão nas escolas a enriquecer as respetivas bibliotecas.

Deny from all