Jornada de reflexão sobre “A Economia Social no Portugal 2030”, em Azambuja

Dia 29.março.2019, 10h00, no Auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja.

A Vila de Azambuja vai ser palco de uma jornada nacional de reflexão subordinada ao tema “A Economia Social no Portugal 2030”, no próximo dia 29 de março de 2019, com início à 10h00. A iniciativa é da recém-criada CPES-Confederação Portuguesa da Economia Social e terá lugar no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja.

Está anunciada a presença do Presidente da República – Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de encerramento de um dia bem preenchido de propostas de reflexão e debate, que contará com a participação de alguns responsáveis nacionais quer do âmbito político quer de entidades ligadas ao setor em análise.

Após a abertura, com o Presidente do Município – Luís de Sousa, o diretor geral da CPES – Francisco Silva, e o Ministro da Solidariedade e Segurança Social – Vieira da Silva, o primeiro painel irá abordar “Os Desafios da Economia Social”. Terá como oradores Juan António Pedreño – presidente da Social Economy Europe, e Jorge de Sá – presidente do CIRIEC, centro internacional de pesquisa e informação sobre economia pública, social e cooperativa; a que se juntarão os comentários do padre Lino Maia, de Manuel Lemos e de Luís Alberto Silva, presidentes das estruturas nacionais respetivamente da Confederação das Instituições de Solidariedade, da União das Misericórdias e da União das Mutualidades. Ao meio-dia, decorrerá uma conferência intitulada “A Economia Social no Futuro da Europa”, pela voz de Sofia Colares Alves – representante da União Europeia em Portugal.

Após o almoço, o programa do evento abre com o segundo painel, às 14h30, dedicado à análise da “Economia Social em Portugal e na Europa e a Estratégia 2030”. A intervenção de Américo Mendes, docente da universidade Católica Portuguesa, será complementada com os comentários de João Salazar Leite – diretor da CASES, de Maria de Belém Roseira – ex-Ministra da Saúde, e de Marco Domingues – presidente da ANIMAR. Nova conferência, marcada para as 16h00, onde a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus – Ana Paula Zacarias, fará uma exposição sobre “O Modelo Social Europeu e a Europa do Futuro”. Seguir-se-á o terceiro e último painel, que dará voz a representantes dos partidos com assento na Assembleia da República para uma “Visão Parlamentar da Economia Social”.

Às 18h00, terá lugar a sessão de encerramento desta grande jornada de reflexão presidida pelo Chefe do Estado Português, Marcelo Rebelo de Sousa, e que contará ainda com o Ministro do Planeamento – Nelson de Souza, e com o Presidente da CPES, confederação organizadora do evento – Manuel dos Santos Gomes.

Recorde-se que a CPES-Confederação Portuguesa da Economia Social nasceu em junho de 2018, tendo como associados fundadores a ANIMAR – Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento Local, CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), CONFECOOP (Confederação Cooperativa Portuguesa, CCRL), CPCCRD (Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto), CPF (Centro Português de Fundações), UMP (União das Misericórdias Portuguesas), UMP (União das Mutualidades Portuguesas), e a APM (Associação Portuguesa de Mutualidades).

* Programa completo

Para mais informações e inscrição - obrigatória - consultar www.cpes.pt