Município de Azambuja associa-se ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

dia 02 de abril

No próximo dia 02 de abril, o Município de Azambuja vai desafiar toda a comunidade a vestir uma peça de roupa AZUL para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

O Município de Azambuja associou-se ao movimento internacional “Light it up Blue”, iniciativa que tem por objetivo consciencializar, sensibilizar e esclarecer, a população para a problemática do autismo. A iniciativa assinala o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril.
O autismo é uma perturbação neurobiológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais, sendo uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde publica a nível mundial, uma vez que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo.

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo foi instituído pela ONU em 2007, que definiu a data de 02 de abril como marco da mobilização mundial em que tem como objetivo esclarecer o que é o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce. Neste âmbito foi criado o movimento de apoio ao autismo, “Light it up blue”. É um movimento global que tem vindo a conquistar a adesão de importantes entidades. Em Portugal, o Movimento é liderado pela Associação Vencer Autismo, entidade que tem por objetivo ajudar pais e crianças com autismo, fornecendo informação, meios e apoio terapêutico e psicológico a todos aqueles que, direta ou indiretamente, convivem com pessoas portadoras de autismo.

Para assinalar esta iniciativa, a Câmara Municipal de Azambuja apela a toda a comunidade, para que no próximo dia 02 de abril, vista uma peça de roupa AZUL para assinalar este dia.

De forma a destacar e enaltecer o envolvimento de todos, agrademos que fotografem o momento e remetam-nos as fotos para que possamos divulgar e promover. Devem ser remetidas para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Autismo escolas