Projeto “BEMORE Education through Art” vai dar formação a técnicos de juventude

Projeto cofinanciado pela União Europeia através do programa “Erasmus+ / Juventude em Ação".

O projeto BEMORE-Education through Art, coordenado pelo Município de Azambuja, vai realizar um programa de formação para os técnicos de juventude. A sessão de abertura terá lugar no dia 9 de abril, pelas 09h30, na Escola Secundária de Azambuja.

O BEMORE é um projeto de parceria internacional entre os municípios de Azambuja (Portugal), de Villla de Moya (Espanha) e Castel Bolognese (Itália) e é cofinanciado pela União Europeia através do programa “Erasmus+ / Juventude em Ação”.

Esta ação terá perto de duas dezenas de participantes, entre os quais os técnicos de Azambuja, de Villa de Moya (Espanha) e de Castel Bolognese (Itália) que irão acompanhar os jovens destes três municípios nas atividades transnacionais previstas no projeto. Receberão, ainda, esta formação, vários técnicos da Câmara Municipal de Azambuja e diversos Auxiliares de Ação Educativa dos três agrupamentos de escolas do concelho que trabalham com jovens dos 14 aos 16, a faixa a que se destina o BEMORE. O plano de formação, com a duração de 4 dias, terá componentes teóricas e práticas ministradas por formadores especializados nas diferentes áreas.

Destaque para a abordagem de temas como a Educação não formal, o combate à discriminação e a promoção da inclusão social, o trabalho com e para jovens – o lazer, a sociabilidade e as dinâmicas de grupo, bem como o coaching e a liderança de equipas. Na vertente mais prática, serão exploradas as áreas artísticas a desenvolver pelos municípios nas atividades com os jovens, música e dança, teatro e cinema, artes plásticas e fotografia.

Saliente-se que este plano de formação está certificado pelo Ministério da Educação do governo português. Pretende-se com esta ação responder às necessidades dos técnicos de juventude que se prendem com a crescente diversidade de contextos, saberes e práticas inerentes à própria atividade e à realidade multifacetada do trabalho com jovens. Revela-se necessário identificar estratégias de atuação comum no âmbito da educação não formal e preparar os técnicos para intervirem na conceção, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos, programas e atividades com e para jovens, mediante metodologias do domínio da educação não-formal, facilitando e promovendo a cidadania, a participação, a autonomia, a inclusão e o desenvolvimento pessoal, social e cultural.

A principal finalidade da formação dos Técnicos para a Animação de Juventude na área de Educação pela Arte é dotar técnicos de competências e ferramentas que lhes permitam trabalhar com os jovens europeus nessa área. No âmbito do projeto BEMORE, o Referencial de Formação resultante de todo o processo é a peça essencial da validação de um modelo de educação não formal através das artes. Esse referencial irá constituir-se como um instrumento estruturante e operacional, um guia de implementação que integra um conjunto de competências ligadas à recém-criada profissão de técnico de juventude, e especificamente vocacionadas para a educação pela arte enquanto metodologia de educação não formal, em função das quais se desenvolve o respetivo programa, metodologias, planificação e avaliação visando sempre a melhoria da qualidade da formação.