Parque "Lusolândia" classificado Núcleo de Desenvolvimento Económico

Decisão da Comissão Temática de Turismo da Estrutura de Monitorização do PROT-OVT.

O projeto Lusolândia, Parque Temático sobre os Descobrimentos Portugueses, foi classificado como Núcleo de Desenvolvimento Económico de Turismo e Lazer (NDE-TL) por parte da Comissão Temática de Turismo da Estrutura de Monitorização do PROT-OVT, tendo já sido reconhecido como Projeto de Interesse Nacional ( PIN) por parte do AICEP.
O projeto visa a concretização de um conjunto turístico que inclui a construção de um Parque Temático e equipamentos complementares, que se desenvolverá num terreno propriedade do promotor - Empresa Pleno Espaço - com uma área de cerca de 125ha, localizado nos concelhos da Azambuja e Alenquer. A parte do terreno no Concelho de Alenquer tem uma área de 62ha e a parte do terreno no Concelho da Azambuja tem uma área de 63ha.

A Lusolândia será desenvolvida em duas fases: A primeira fase, que constitui o eixo nuclear e âncora do projeto, situa-se no concelho de Azambuja, sendo constituída por um Parque Temático baseado na epopeia dos Descobrimentos Portugueses dos Sec. XV e XVI. O objetivo é a valorização e a difusão da epopeia dos Descobrimentos através de atividades lúdicas e culturais que proporcionarão ao visitante vivências e experiências relacionadas com o que foi a presença de Portugal no mundo. Está ainda prevista a construção de uma unidade hoteleira com a classificação de 4 estrelas com uma capacidade de 200 unidades de alojamento a que correspondem 400 camas turísticas, com restaurantes temáticos, salas polivalentes, gift shop, Spa, club infantil, piscina de adultos e crianças e diversos programas de animação criando uma ligação temática com o parque, induzindo o hóspede a uma vivência lúdica e pedagógica do espaço.

As fases seguintes envolverão a construção de equipamentos complementares, que serão desenvolvidos na parte do terreno integrado no concelho de Alenquer e que incluem duas ou mais unidades hoteleiras, com classificação de 4 estrelas, sendo algumas de tipologia Aparthotel e um Centro de Congressos. Prevê-se ainda a construção de diversos equipamentos de animação: courts de ténis, minigolfe, piscina, club house e zonas comerciais diversas.
O projeto dedicará particular atenção à preservação ambiental, à qualidade da paisagem e dos recursos naturais, com minimização dos consumos de recursos não renováveis, demonstrando uma forte sensibilidade e respeito para com o meio ambiente natural, cultural e social, motores de um desenvolvimento local sustentado e vetores de enriquecimento humano, tanto para os visitantes como para os recetores. Será construído tendo como base as boas práticas ambientais e respeitará rigorosamente todas as orientações decorrentes do Estudo de Impacto Ambiental em curso. As energias alternativas ou renováveis vão ser utilizadas, sempre que possível, quer na unidade hoteleira quer no próprio parque. Vão ser igualmente utilizadas novas tecnologias de ponta nas unidades hoteleiras e na própria conceção e desenvolvimento do parque temático, das suas diversões e dos seus conteúdos programáticos.

A primeira fase do projeto turístico – pela sua escala e complexidade conceptual e formal – deverá envolver um montante de investimento que ascende aproximadamente a 250 milhões de euros. A segunda fase do projeto deverá envolver um investimento superior a 100 milhões de euros.
Refira-se a importância e os impactes do projeto, quer a nível regional quer nacional. Efetivamente, o volume de investimento previsto, a criação de postos de trabalho num período em que o desemprego grassa, e o efeito de arrastamento sobre a estrutura económica da região que o projeto comporta tornam-no num projeto estruturante e fundamental na revitalização da economia local, regional e nacional.

Deny from all