Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo foi apresentado no passado dia 04 de maio

Concelho de Azambuja presente no guia com a "PR2 - Castro de Vila Nova de S. Pedro"

Foi apresentado no passado dia 04 de maio, em Santarém, o Guia de Perdursos Pedestres da Lezíria do Tejo, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com a colaboração das 11 autarquias da Lezíria do Tejo.

Este guia sugere 11 percursos, que podem facilmente ser feitos em meio-dia, deixando tempo livre para visitar outros espaços de interesse e desfrutar da rica gastronomia e do comércio local, oferecendo a possibilidade de descobrir cada região. Para cada percurso existe uma ficha técnica que informa sobre a extensão, duração prevista, um mapa com o traçado do percurso e os elementos mais relevantes no local, assim como permite o acesso a um ficheiro que pode ser transferido para o equipamento GPS e também a um ficheiro que permite visualizar os mapas dos itinerários propostos na internet.

Consulte mais informação em  www.visitribatejo.pt.

PR2 - AZB (Pequena Rota Castro de Vila nova de S. Pedro)

Azambuja é uma localidade servida pela autoestrada A1, tem estação rodoviária central e estação de comboio no centro da vila. Às portas da grande Lisboa, Azambuja é um concelho de caraterísticas marcadamente rurais, gozando de uma localização privilegiada, associada às excelentes acessibilidades e às extraordinárias condições naturais e ambientais que o tornam um município particularmente atrativo para visitar.

O Município apresenta uma grande diversidade topográfica e paisagística sendo composto por aglomerados habitacionais, lugares e aldeias que constituem as suas sete freguesias, onde se traçou uma dicotomia interessante que liga as suas gentes ao Rio Tejo e à Terra. Com um vasto património, o "Alto Concelho" presenteia-nos, desde logo, com a monumentalidade da vila de Manique do Intendente onde, para além de vários monumentos, se destaca a inacabada Igreja-palácio, único exemplar do género em Portugal, mandado construir por um particular. Já do período pré-histórico, evidenciamos o povoado fortificado/Castro de Vila Nova de São Pedro, classificado como monumento de interesse nacional.

Numa terra de gente humilde e acolhedora, a gastronomia também se impõe como uma mais-valia, onde destacamos o queijo e o pão da Maçussa, indispensáveis para acompanhar com um bom vinho, também produzido na região.

Tipo de percurso: Circular
Extensão: 7,3 km