LabMovel em Azambuja para promover a ciência, a inovação e o sucesso escolar

18 e 19.maio, no Jardim Urbano (09h30 - 16h00). Entrada livre.

Nos dias 18 e 19 de maio, o Município de Azambuja, vai receber no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos, o LabMovel - Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), que estará disponível ao público no horário entre as 09h30 e as 16h00.

O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) é uma das ferramentas do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PiiCiE LT) a que Azambuja está associado. O plano é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (Portugal 2020/Alentejo 2020) e este “LabMóvel” consiste num autocarro transformado, que vai disponibilizar um conjunto de tecnologia importante para a educação, na sua vertente lúdica e pedagógica. Ali serão desenvolvidas atividades e experiências inovadoras, planificadas e dinamizadas pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária de Azambuja, tendo como público alvo crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário e familiares.

Neste laboratório de aprendizagem, os alunos irão encontrar diversas áreas de trabalho, tais como ciências, robótica, fabricação digital – impressora 3D, drones, mecânica, realidade aumentada, entre outras. Através da experimentação pretende-se estimular a inovação e criatividade, aliando as tecnologias às ciências. Deste modo, tenciona-se incentivar as aprendizagens por meio de experiências práticas e promover o desenvolvimento de capacidades, tais como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e o empreendedorismo.

O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens irá circular pelos 3 Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja. No dia 15 de maio, entre as 08h15 e as 17h00, irá estar na Escola Básica de Azambuja; no dia 16 de maio, entre as 08h15 e as 12h00, na Escola Secundária de Azambuja, e, entre a 13h00 e as 17h00 na Escola Básica de Manique do Intendente; e no dia 17 entre as 08h30 e as 15h30 na Escola Básica de Vale Aveiras. Nos dias 18 e 19 de maio, estará estacionado no Jardim Urbano Joaquim A. Ramos, em Azambuja, de portas abertas a todo o público. Refira-se que no dia 19 de maio, a Vila de Azambuja recebe em simultâneo a 5ª Edição da Corrida da Família, onde, todos os participantes podem aproveitar para entrar e conhecer o Laboratório Móvel.

Recorde-se que o PiiCiE LT, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (Portugal 2020/Alentejo 2020), visa a promoção do sucesso escolar através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, e contribuir para a igualdade de oportunidades e construção de uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.

20190518 labmovel sucesso escolar