1300 crianças passam "Um Dia no Campo" - 13.junho para aprender a proteger o Ambiente

Organização do município, no futuro Parque Ambiental (viveiros do ICNF, em Aveiras de Baixo)

O Município de Azambuja vai levar a efeito a edição 2019 da atividade “UM DIA NO CAMPO…”, amanhã dia 13 de junho. A iniciativa decorrerá nos antigos viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), na Estrada Nacional 366, junto a Aveiras de Baixo, entre as 09h30 e as 15h00.

O jornal Valor Local associa-se ao evento municipal realizando ali, pelas 10h30 a cerimónia de entrega de diplomas do concurso lançado às escolas da região “Como poupar água e proteger o Ambiente, reciclando”. O Secretário de Estado do Ambiente – Dr. João Ataíde, marcará presença em ambas as iniciativas.

A autarquia envolve nesta ação “Um Dia no Campo” cerca de 1300 participantes, entre crianças do ensino pré-escolar, do 1º ciclo e de vários centros ATL, bem como dos utentes da Cerci-Flor da Vida e da UTICA- Universidade da Terceira Idade de Azambuja. Na organização da atividade, os serviços municipais contam com a colaboração de várias entidades que apresentarão ateliês com informação e experiências relativas à proteção da Natureza e à adoção de hábitos de vida mais saudáveis e ecológicos.

Os grandes objetivos integram-se na política de educação ambiental do município. Pretende-se, com a ação, contribuir para a defesa e valorização das florestas, da agricultura e do meio ambiente; bem como motivar os cidadãos, sobretudo os mais jovens, para o uso racional dos recursos naturais.

Além de assumir a organização, a Câmara Municipal de Azambuja vai ter uma participação ativa com vários ateliês.  Haverá uma piscina de peixes e o espaço “DiscoKids”;  os ateliês “Ciência ou Magia”, “Educar para Integrar” e “Jogar às Estações do Ano”; e a equipa das bibliotecas municipais estará presente com a BICA-Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja. Estarão, também, presentes a Universidade da Terceira Idade com “Areias mágicas” e “O Cantinho das Artes”; e a Equipa de Intervenção Comunitária com “Piratas do Tejo: limpar o rio e salvar a bateira”. Haverá, ainda, atividade física com o projeto PAFT pré-escolar, e não faltarão os Sapadores Florestais do Município, como empenhados “Ajudantes da Natureza”.

A iniciativa conta com um grande conjunto de entidades parceiras, com áreas de atividade ligadas ao Ambiente, e que as apresentarão nos seus ateliês:

• ICNF-Instituto de Conservação da Natureza e Florestas – O Jogo da Glória
  • Bombeiros Voluntários de Alcoentre e de Azambuja – Os Soldados da Floresta
  • Cruz Vermelha / delegação Aveiras de Cima – Prevenção da exposição solar
  • Guarda Nacional Republicana – Os protetores da Natureza
  • Sapadores Florestais – Os ajudantes da Natureza
  • EcoAmbiente – Separar para ajudar o ambiente
  • Suma/Triaza – Zoorbanidade
  • Valorsul – Compostar para o planeta ajudar
  • Agrupamento de Centros de Saúde, Estuário do Tejo – Primavera/Verão com mais saúde
  • Ordem dos Farmacêuticos – autocarro Geração Saudável
  • Centro Social Paroquial de Aveiras de Cima – Construção de moinhos de vento