Vila Nova da Rainha em festa de 27 a 30 de junho

Festa em Honra de Santa Marta (um evento Azambuja Terra do Torricado)

A Freguesia de Vila Nova da Rainha, concelho de Azambuja, está a organizar a edição 2019 da sua festa anual, em Honra de Santa Marta. A iniciativa decorrerá nos próximos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, nas ruas da vila.

O evento é uma organização da Comissão de Festas de Vila Nova da Rainha e tem a parceria da respetiva Junta de Freguesia e do Município de Azambuja. A iniciativa insere-se na promoção da marca “Azambuja Terra do Torricado” e celebra a gastronomia típica local.

A inauguração está marcada para o dia 27 de junho, quinta-feira, pelas 20h00, com a abertura das tasquinhas. A animação começa às 21h00, com uma grande noite de fados. Contará com as vozes de José Luís, Ilda Gabriel, Francisco Vicente e Joaquim Júlio. O acompanhamento musical terá, na guitarra portuguesa, Tiago Vicente e, nas violas, Pedro Barrocas e Hélder Lopes. Para encerrar o primeiro dia de festejos, pelas 23h30, está anunciada uma “mesa da tortura” para diversão dos taurinos mais destemidos.

Os dias 28, 29 e 30 de junho começam com a alvorada, às 08h30.

No segundo dia dos festejos, 28 de junho, sexta-feira, pelas 17h30 dá-se inicio aos festejos, com o cortejo de apresentação da imagem restaurada de Santa Marta, até ao Pavilhão de Exposições, acompanhado pela Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. A inauguração do recinto da festa e área de exposições e artesanato, está marcada para as 18h30, animada pelo Quarteto da Terra Velhinha. Pelas 21h00 dá-se início à primeira largada de toiros dos festejos. A animação continua, pelas 23h00, com o Baile “Banda NKZ”, que assume o palco o resto da noite.

No sábado, dia 29 de junho, pelas 10h00, haverá atividades equestres para os mais novos, na manga dos toiros. Da parte da tarde, a animação começa às 16h00, com um espetáculo dos Alunos de Apolo de Azambuja, no Pavilhão de Exposições. Pelas 18h00 terá lugar um cortejo de cavaleiros amadores e amazonas. Quando forem 19h00, terá início a última largada de toiros dos festejos, a decorrer na manga. No recinto da festa haverá, pelas 20h00, animação itinerante com o Quarteto da Terra Velhinha, pelas 22h00, baile com a banda SKB e às 02h00 a atuação dos Dj’s Eurico Lisboa e Mc Fubu.

No último dia, domingo 30, pelas 09h30, o convite é para assistir ao regresso da imagem de Santa Marta à Igreja Matriz, a que se seguirá o peditório pelas ruas da vila, acompanhado pela Banda do Centro Cultural Azambujense. Às 15h30, será celebrada Missa em Honra de Santa Marta, seguida de Procissão e Desfile de Fogaças, acompanhada pela Banda do Centro Cultural Azambujense que dará um concerto às cinco e meia da tarde. A animação continuará às 19h00, com a exibição do Grupo Gerações Dançantes, no Pavilhão de Exposições, e às 21h00 com baile ao som da banda Sons Ocultos. À meia-noite será o encerramento da festa com fogo de artifício.

De referir, que esta iniciativa é integrada na marca “AZAMBUJA – TERRA DO TORRICADO”, lançada pelo Município de Azambuja em outubro de 2018 com o objetivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas. O ano 2019 está a desenvolver a consolidação da marca, com um conjunto de oito iniciativas que terão presença em todas as freguesias do concelho.

Festa V N Rainha 2019 2

Festa V N Rainha 2019 1