AVINHO 2012: viveram-se 3 dias de... "caneca cheia"!

A Freguesia de Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja, voltou a viver 3 dias de grande animação e celebração do vinho, com a oitava edição da Ávinho – Festa do Vinho e das Adegas.

A festa do vinho mais castiça do país voltou a atrair as atenções de toda a região, nomeadamente dos apreciadores de bom vinho e do contacto com os seus produtores, que torna tão peculiar este evento organizado pela Câmara Municipal de Azambuja, com o apoio da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e dos vitivinicultores locais. As cerca de 5 mil canecas disponíveis esgotaram e circularam continuamente pelas adegas ao longo dos três dias da festa. Recorde-se que a caneca de barro – adquirida por 2 euros, a favor da Associação de Produtores “Vila Museu do Vinho” – constitui o passaporte para a prova gratuita dos vinhos das 15 adegas participantes na iniciativa, de portas sempre abertas ao público.

O vinho foi o rei da festa, desde o primeiro momento. A edição número oito da Ávinho marcou mais um passo na promoção deste produto local com a apresentação pública da marca “VMV”. Trata-se da primeira colheita engarrafada (2010), seleccionada pela própria associação de produtores entre os participantes no projecto “Vila Museu do Vinho”.
Relativamente ao Concurso de Vinhos do Município de Azambuja, assinala-se este ano a sua 30ª edição. Ao cabo de 30 anos desta iniciativa da autarquia, e de acordo com o júri especializado convidado para o efeito, continuam a ser produzidos grandes vinhos nas várias freguesias e a vitivinicultura continua a afirmar-se como uma actividade económica viável e com futuro. A entrega de prémios, no Largo da República, consagrou publicamente a dedicação de todos os vitivinicultores. (conheça aqui os resultados)

Um dos pontos mais altos da Ávinho registou-se – à semelhança das edições anteriores – na tarde de sábado, com a realização do desfile etnográfico demonstrativo do “Ciclo do Vinho”, desde a preparação da terra até à taberna onde o vinho se aprecia e bebe a copo. Outra virtude do desfile é congregar na festa todo o Concelho de Azambuja, já que o cortejo conta com a participação de vários ranchos folclóricos das freguesias e ainda instituições e grupos informais que aderem à iniciativa.

A animação musical das ruas, pela tarde, contou com a “Bandinha” e a Banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima, e com “Os Carambolas”. Nas adegas, já noite dentro, voltaram a viver-se grandes momentos de fado amador. Quanto a espectáculos, a Ávinho 2012 trouxe, na noite de 6ªfeira, o estilo mais moderno do projecto do músico João da Ilha. No sábado, foi a vez, primeiro, da música popular portuguesa com o grupo Adiafa, e depois, um início de madrugada bem animado e dançado ao som do GDC, conjunto musical com raízes em Aveiras de Cima nas décadas de 60/70. Na manhã de domingo, “a música foi outra” com uma divertida gincana de tractores – Fórmula T – um momento de confraternização entre os próprios vitivinicultores.

Além de muitos bons vinhos e de petiscos e doces para todos os gostos, ingredientes que nunca faltaram, nestes dias 13, 14 e 15 de Abril, foram o convívio e a boa disposição.
Dentro de um ano, mais coisa menos coisa, a vila de Aveiras de Cima estará, certamente, de braços abertos para receber todos em mais uma grande Ávinho – Festa do Vinho e das Adegas! O convite do Município de Azambuja fica, desde já, no ar!

Mais fotos em: http://www.facebook.com/#!/media/set/?set=a.310149279053675.68915.100001758168039&type=3

Deny from all