O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro recebeu mais um “Dia Aberto no Castro”

Foi inaugurado o Painel Informativo no Castro e assinado o protocolo de colaboração entre o Município de Azambuja, a União de Freguesias e a Associação de Arqueólogos Portugueses

O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, pertencente à União de Freguesias, concelho de Azambuja, recebeu mais um “Dia Aberto no Castro”, no passado dia 24 de julho. A iniciativa era dirigida a toda a população e comunidade e decorreu no âmbito da efeméride do Dia Internacional da Arqueologia.

À semelhança dos anos anteriores, realizou-se visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, onde todos puderam visitar a campanha de escavação deste ano. Além das habituais visitas guiadas, foi inaugurado o Painel Informativo do sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, onde será possível a qualquer visitante, com a ajuda de um telemóvel, aceder a toda a informação disponível do Castro. Neste mesmo dia, foi lançado o site vnsp.arqueologos.pt, que pretende ser um repositório de toda a informação sobre o sítio calcolítico de Vila Nova de S. Pedro e do projeto VNSP 3000, e onde é possível acompanhar o desenvolvimento do projeto e seguir os trabalhos arqueológicos. Neste dia decorreu também, a assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município de Azambuja, a União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa e a AAP - Associação de Arqueólogos Portugueses.

A assinatura deste protocolo visa a promoção do estudo, preservação, conservação e divulgação do Castro de Vila Nova de S. Pedro, através da partilha de recursos humanos, técnicos e materiais. Com este protocolo, a Associação de Arqueólogos Portugueses compromete-se a realizar trabalhos de investigação, conservação, restauro e musealização do sítio arqueológico; realização de trabalhos de limpeza na área envolvente ao monumento, bem como, a dinamização e promoção de visitas ao Castro de Vila Nova de S. Pedro, e ao Museu Arqueológico do Carmo, onde se encontram depositados materiais arqueológicos do sítio. O Município de Azambuja, compromete-se a conceber e colocar mobiliário urbano, estabelecendo o percurso até ao Castro, contendo sinalética informativa, bem como sinalização de orientação e de carácter turístico-cultural; e promover a criação de um centro interpretativo, que enquadre os visitantes no contexto das sociedades pré-históricas. Em conjunto com a União de Freguesias, a Câmara Municipal, compromete-se, ainda, a apoiar financeiramente as campanhas de verão, nomeadamente a alimentação das equipas técnicas e a realização de atividades de arqueologia destinadas ao público, como por exemplo, o dia aberto. Refira-se que o Castro de Vila Nova de São encontra-se classificado como Monumento Nacional, desde 1971.

Este ano, as crianças que participaram nesta edição das férias ativas de verão, promovidas pelo município, estiveram presentes e interagiram nas atividades do “Dia Aberto” no Castro. A BICA - Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja, esteve também presente, com um destaque bibliográfico referente ao Castro, disponível para consulta no próprio local. Na parte da manhã decorreu a hora de um conto, com uma lenda da localidade de Vila Nova de São Pedro - “A lenda do sardão de dois rabos”, adaptada e apresentada por Miguel Ouro.

Refira-se, que esta iniciativa é uma organização do projeto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo - no 3º milénio”. É um projeto com diversas valências e campo de ação, cujo principal objetivo é promover a valorização científica, patrimonial e social do povoado fortificado. Este projeto é da responsabilidade de uma equipa de arqueólogos da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), UNIARQ – Centro de Arqueologia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), tendo o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Nos trabalhos participam alunos da licenciatura e mestrado da FL-UL.

Esta iniciativa do “Dia Aberto” no Castro, tem tido como principal objetivo divulgar o trabalho desta equipa, bem como potenciar a aproximação da população local, e do público em geral, ao importante património que é o povoado Calcolítico de Vila Nova de São Pedro.

Facebook do projeto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo - no 3º milénio”