Festa Anual em Honra de S. Pedro volta a animar Manique do Intendente

De 15 a 19 de agosto de 2019

A vila de Manique do Intendente, pertencente à União de Freguesias, Concelho de Azambuja, prepara o recinto e a animação para a festa anual em honra de São Pedro. O evento vai decorrer entre os dias 15 e 19 de agosto e é organizado pela Comissão de Festas de Manique do Intendente, composta por todos os habitantes que ao longo do ano completem 35 anos e se voluntariam para o efeito.

No dia 15 de agosto, o destaque vai para o “Circuito de Ciclismo João Marcelino”, já na sua 48º edição. Para as 11h00, está marcada, em Arrifana, a inauguração do monumento em homenagem a João Marcelino, campeão nacional de fundo em bicicleta, na época de 1957/58. Quanto à prova, ela terá início às 17h00 e conta com prémios de 200,00€ para o primeiro classificado, 150,00€ para o segundo e 100€ para o terceiro. Haverá, ainda, prémios até ao décimo classificado e por categorias, bem como para a volta mais rápida, maior número de voltas em 1º lugar e para o prémio da montanha.

O arranque musical será, às 22h30, com artista Hugo Sampaio, antecedendo o grande concerto da primeira noite, com a estrela pop nacional Bárbara Bandeira. A fechar o programa do dia – e de todos os dias da festa – abre-se o espaço de música eletrónica, com o DJ Thiago Riko, a passar os melhores sons do verão.

No segundo dia dos festejos, sexta-feira, 16 de agosto, a animação começa pelas 22h00 com o tradicional baile popular com o “Grupo Charme”, seguindo-se uma festa anos 90 com o projeto “Smells Like 90’s Spirit”.

No sábado, dia 17 de agosto, os festejos iniciam-se pelas 10h30, com um Rali de Carrinhos de Rolamentos, na descida entre a Quinta da Lapa e Póvoa de Manique. No recinto da festa, a animação começa pelas 18h00 com demonstrações de Karaté e de Dança. Depois de jantar, o baile começa com a “Banda Fora de Série”, seguindo-se o concerto do grupo “Project Bug”.

Domingo, 18, será o dia dedicado às celebrações religiosas. Durante a manhã, irá decorrer o habitual peditório pelas ruas da vila acompanhado pela Banda Filarmónica de Vale do Paraíso. Quando forem 15h00 terá lugar a designada “recolha dos juízes de 2019”, a que se seguem a celebração da missa e a saída da procissão em honra do padroeiro, São Pedro. Para as 19h00 está marcada a entrega da bandeira aos juízes de 2020. A noite de domingo vai contar com a atuação do “Grupo MJ”, pelas 22h00, e de um momento de fogo de artificio que iluminará os céus de Manique do Intendente, pela 01h00.

No último dia das festas, 19 de agosto, segunda-feira, está programado o clássico almoço-convívio de cozido à portuguesa aberto à população – mediante reserva, até ao dia 18 de agosto. Pelas 15h00, decorrerá um torneio de sueca, com inscrições no próprio dia e local. A noite de despedida será animada com a atuação do artista popular Augusto Canário, que encerrará em grande os festejos 2019 em Manique do Intendente.

A Festa em Honra de S. Pedro é da responsabilidade da Comissão de Festas de Manique do Intendente 2019, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja e da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.

Cartaz Festas Anuais ManiqueIntendente

Cartaz Circuito de Ciclismo Manique Intendente