Quinta da Lapa e Sivac vencem XXX Concurso de Vinhos do Município

A 30ª edição do Concurso de Vinhos do Município de Azambuja teve como vencedores os produtores Agrovia, de Manique do Intendente, e Sivac, de Aveiras de Cima.

Este concurso de vinho do produtor, promovido pela Câmara Municipal, comemorou três décadas com a apreciação da colheita 2010 a que se apresentaram 48 néctares, 15 brancos e 33 tintos, oriundos de várias freguesias do concelho.

A categoria de vinhos brancos teve como vencedora destacada a Quinta da Lapa (Agrovia – Soc. Agro-Pecuária, S.A.), de Manique do Intendente. Os segundo e terceiro prémios foram para a Freguesia de Alcoentre, para Vinhos Cova da Caldeira (Alcoentre) e David Henriques (Tagarro), respectivamente. Além do pódio, o júri atribuiu duas menções honrosas aos brancos das casas Sivac e Agro-Batoréu, ambas de Aveiras de Cima.

No concurso de vinhos tintos, a competição foi muito renhida. Vitória, por um ponto, para a Sivac – Sociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima; segundo lugar para António José Patrício Abreu (Av. Cima); e terceiro, apenas a dois pontos de diferença, para David Henriques (Tagarro, Alcoentre). A qualidade dos tintos concorrentes mereceu, ainda, por parte do júri sete menções honrosas: Agro-Batoréu (Av. Cima), Cova da Caldeira (Alcoentre), Estabelecimento Prisional de Alcoentre, Luis Filipe Narciso (Vale do Paraíso), António José Ventura (Alcoentre), Acácio Ricardo Abreu (Av. Cima) e José Luis Santos (Av. Cima).

O júri do concurso – realizado através da habitual “prova cega” – foi composto pelo enólogo Cruz Ferreira (participante desde a primeira edição e colaborador do projecto “Aveiras de Cima: Vila Museu do Vinho”), pelo enólogo Carlos Pereira (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo), pelo escanção Manuel Peixoto (Associação de Escanções de Portugal) e pelos enólogos Sérgio Oliveira e Dulce Ferreira (Associação de Municípios Portugueses do Vinho).
O palco da divulgação dos resultados foi a oitava edição da Ávinho – Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Largo da República, com a consagração pública dos bons vinhos que continuam a ser produzidos no Concelho de Azambuja.

* Lista de premiados no XXX Concurso de Vinhos do Município de Azambuja