Atividades em outubro.2019 na Rede de Bibliotecas Municipais de Azambuja

Dia 09 de outubro - "Ler no Lar para atividades inventar", na Biblioteca Conselheiro Frederico Arouca de Alcoentre.

Dia 12 de outubro - "Mimar a Ler" (3-24 meses), na Biblioteca Municipal de Azambuja.

Dia 12 de outubro - "Criando Laços" (4-10 anos), na Biblioteca do Centro Cultural Grandella de Aveiras de Cima.

» Ler no lar para atividades inventar

Dia 09 e 23 de outubro, às 11h00, na Biblioteca Conselheiro Frederico Arouca de Alcoentre

Atividade de incentivo à narração oral e de trabalhos manuais, dirigida aos utentes do Centro de Dia de Alcoentre.

09 23 ler no lar para atividades inventar

» Mimar a Ler (3-24 meses)

Dia 12 de outubro, às 10h30, na Biblioteca Municipal de Azambuja

Procurando satisfazer as necessidades dos utilizadores e devido ao crescente e entusiástico interesse por atividades para esta faixa etária, damos continuidade ao projeto “Mimar a ler” que tem como objetivo introduzir os sons, as imagens, as letras, as palavras, a linguagem e o livro e o espaço da biblioteca aos mais novos e ainda, introduzir hábitos de manuseamento do livro que possivelmente se traduzirão mais tarde em hábitos de leitura. Conceder ferramentas aos pais ou tutores dos bebés presentes e criar um espaço de partilha de experiências está inerente neste projeto que visa fortalecer os laços afetivos entre o bebé e o adulto. Promover a literacia familiar e o valor social dentro do espaço da biblioteca é fundamental neste projeto.

Inscrições limitadas e gratuitas no balcão da biblioteca, por correio eletrónico ou através do Facebook.

12 Mimar a ler

» Criando Laços (4-10 anos), dinamizado por Carla Rodrigues (Associação Nª Sª do Paraíso)

Dia 12 de outubro, às 10h30 - "O monstro das cores vai à escola" de Anna Ilenas, na Biblioteca Municipal de Azambuja

A importância da introdução de novas experiências e o contacto com o brinquedo livro na primeira infância, levam a que esta seja uma iniciativa que poderá ajudar as crianças, desta faixa etária, a desenvolver o gosto pelo espaço e pelas atividades da biblioteca. Neste sentido esta atividade poderá contribuir para que sejam dados os primeiros passos na criação de hábitos de leitura nas suas várias vertentes. Em paralelo, este projeto visa como um eixo condutor, a comunicação intergeracional e assim como o processo de conscientização, o despertar para a aprendizagem ao longo da vida e envelhecimento ativo.

Inscrições gratuitas na biblioteca.

12 criando laços

» Crescer a Ler (pré-escolar, 3-5 anos)

2 sessões, Quartas às 10h00 e 10h30, na Biblioteca Municipal de Azambuja.

Atividade de dinamização da leitura dirigida a todas a turmas do ensino pré-escolar do concelho. Recorrendo à leitura em voz alta da história “De que cor é um beijinho?” de Rocio Bonilla pretende-se incentivar à imaginação e interação das crianças explorando o mundo das emoções.

Inscrições através das direcções de agrupamento das escolas do concelho de Azambuja.

Crescer a ler

» ABC dos computadores (+50 anos)

Terças, às 10h30, na Biblioteca do Centro Cultural Grandella de Aveiras de Cima

Projeto de iniciação à utilização das novas tecnologias, através de computadores com ligação à internet. Para pessoas com mais de 50 anos que não tenham conhecimentos desta área.

Inscrições gratuitas na biblioteca.

ABC dos computadores

» Hora do Conto (1º ciclo)

Quintas, às 10h30, na Biblioteca do Centro Cultural Grandella de Aveiras de Cima

Esta atividade desenvolve-se há 14 anos na biblioteca de Azambuja e tem como objetivo proporcionar um momento lúdico-pedagógico aos alunos do primeiro ciclo e de habituação à utilização do espaço da biblioteca. Com o objetivo principal de dar a conhecer a biblioteca a professores e alunos e de promover a leitura, a Hora do Conto consiste numa mediação de uma história seguida de uma atividade para os alunos. Este ano, com o intuito de promover a identidade local e a tradição oral do concelho, a dinamização realizada será A lenda do sardão de 2 rabos, uma lenda proveniente de Vila Nova de São Pedro.

Hora Do conto

horário bica outubro

» Atividades do mês de outubro nas Bibliotecas Municipais de Azambuja

RIBLT Logotipo» Também pode consultar as nossas atividades e a programação de todas as bibliotecas da Lezíria do Tejo no portal da RIBLT - Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo.