200 alunos descobriram as oportunidades que os esperam

Iniciativa municipal abrangeu alunos do 9ºano e do secundário.

No passado dia 20 de Abril, decorreu no auditório da Casa do Povo de Aveiras de Cima a primeira parte das "Jornadas das Oportunidades", iniciativa da Câmara Municipal de Azambuja. A jornada destinava-se ao esclarecimento dos alunos do 9º ano de escolaridade da área do município relativamente a opções de percurso escolar ao nível do prosseguimento de estudos para o ensino secundário.

Estiveram presentes várias escolas profissionais - E.P. do Vale do Tejo, E.P. de Rio Maior, E.P. de Agricultura e Desnvolvimento Rural de Cister e E. Técnica Prof. do Ribatejo - e ainda a Escola Secundária de Azambuja e a Escola Secundária com 3ºCiclo do Cartaxo. Este primeiro dia das jornadas envolveu cerca de centena e meia de alunos, dos três agrupamentos de escolas do concelho.

No dia 23, no anfiteatro da Escola Secundária de Azambuja, teve lugar a segunda parte do evento, desta vez destinada a alunos do ensino secundário (regular e profissional). Ao longo da tarde realizaram-se várias sessões de esclarecimento sobre opções de percurso no ensino superior.

Na acção, participaram algumas Escolas Superiores - E.S. de Educação de Santarém, E.S. de Desporto de Rio Maior; E.S. Agrária de Santarém, E.S. de Turismo e Tecnologia do Mar, E.S. de Saúde de Santarém; dois Institutos Superiores - I.S. de Gestão Bancária e I.S. de Línguas e Administração de Santarém; e, ainda, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Esta "2ª jornada" contou com a presença de 60 estudantes.