Convívios de São Martinho no Concelho de Azambuja - 08 a 10 de novembro

O São Martinho está a chegar e as comemorações no Concelho de Azambuja, arrancam no próximo dia 08 de novembro, sexta-feira, e decorrem até ao dia 10 de novembro, domingo.

O Dia de São Martinho é celebrado anualmente a 11 de novembro e é uma das celebrações que marcam o outono e a tradição exige celebrar-se com magusto e água-pé.

As comemorações têm início no dia 08 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h00, com um arraial de S. Martinho na Escola Básica e Integrada de Manique do Intendente. É uma organização do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja com o apoio dos alunos finalistas do 4º e 9º anos e respetivos encarregados de educação. Vai ainda decorrer a entrega dos diplomas de prémio de mérito do Ano Letivo 2018/2019.

No sábado, dia 09 de novembro, a partir das 17h00, há convívio de São Martinho na Poisada do Campino, em Azambuja. Esta iniciativa é uma organização da Irmandade Santíssimo Sacramento e Senhor Jesus dos Passos da Paróquia de Azambuja e conta com o apoio da Associação Cultural A Poisada do Campino, da Junta de Freguesia de Azambuja e da Câmara Municipal de Azambuja.

A entrada tem um custo de 7,50€ e a ementa é comporta por caldo verde, febras e castanhas. Para acompanhar, não podia faltar o vinho e água-pé. Esta iniciativa tem como objetivo angariar fundos para realizar restauros na Igreja de Azambuja.

Neste dia, a Comissão dos Festejos em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, de Aveiras de Baixo, convida para uma noite de São Martinho. A iniciativa irá decorrer na Casa do Povo de Aveiras de Baixo e há que cumprir a tradição das castanhas e água-pé. Pode, ainda, aproveitar para petiscar pica-pau, bifanas, linguiça assada e caldo-verde.

A partir das 21h30, decorre também, as comemorações em Aveiras de Cima, no Mercado Diário, com muita animação e baile. As entradas são livres e é uma organização da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima.

No dia 10 de novembro realiza-se um almoço convívio na Associação Cultural e Recreativa de Casais das Boiças, pertencente à Freguesia de Alcoentre. A ementa é de sopa de tomate, pota à lagareiro e manta no forno e outras iguarias. É necessária inscrição até ao dia 09 de novembro. Como a tradição manda, a tarde irá ser animada com castanhas e água-pé.

Pode ainda, optar pela proposta da Casa do Povo de Manique do Intendente, nas instalações do Centro de Dia. A partir do 12h30 a proposta de um almoço convívio, que tem o custo de 10€ e incluí sopa de peixe e carne de porco à alentejana, com bebidas e sobremesas incluídas. A partir das 16h00 está programado um lanche, um coscorões e “café das velhas” ou chá para acompanhar.

Ainda, no dia 10 de novembro, pode comemorar as vésperas de São Martinho na localidade das Virtudes, pertencente à Freguesia de Aveiras de Baixo. A partir das 16h00 há castanha assada, água-pé e vinho para acompanhar. A iniciativa é uma organização da Associação Cultural e Recreativa das Virtudes.