Ciclo de Seminários para formação creditada de curta duração para professores

Inscrições abertas.

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PiiCie-LT), a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) do Município de Azambuja está a promover uma iniciativa denominada de “Ciclo de Seminários”, direcionada aos professores do Agrupamento de Escolas de Azambuja.

A iniciativa é constituída por um conjunto de seminários que atribui aos professores que os frequentam, uma formação creditada de curta duração, bem como, diversas metodologias para promover a criatividade e inovação ao longo da aprendizagem.

O primeiro seminário deste ciclo, designado de “Storytelling” tinha como objetivo adorar uma metodologia criativa e apelativa para transmitir conteúdos escolares através de emoções. Ao ser um método interativo, os alunos assumem um papel ativo na aquisição das aprendizagens, enquanto o Professor assume um papel facilitador. Esta ferramenta, quando aplicada à educação, leva os alunos a interiorizar os conhecimentos, promovendo a reflexão critica e criativa. O segundo seminário intitulado de “Estimulação da Criatividade” tinha como principal metodologia encarar os problemas como um desafio em que usam a criatividade para encontrar soluções.

O último seminário do mês de outubro, decorreu no dia 30 de outubro, denominado de “Estimulação visual” e que teve como tema a organização da escola do futuro, processos e modelos de boas práticas, promovendo a ideia de que a estimulação visual surge como a forma mais eficaz e estimulante de captar a atenção dos alunos de hoje, considerando o mundo tecnológico.

Estão agendados mais dois seminários para o mês de novembro, um no dia 13 com o tema de “Competências para o séc. XXI – Inovação e Criatividade e o último para o dia 27 de novembro com o tema “Liderar a Mudança e tornar a escola do futuro um projeto sustentável”.  As inscrições para os seminários estão abertas e podem ser realizadas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Recorde-se que Azambuja é um dos dez municípios parceiros do PiiCie – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que tem como promotor a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do programa Alentejo 2020/Portugal 2020.

É um projeto que visa a promoção do sucesso escolar, através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, e contribuir para a igualdade de oportunidades e construção de uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.

Deny from all