Município inaugura “Salas do Futuro” nos 3 Agrupamentos de Escolas do concelho

Dia 18 de novembro de 2019.

O Município de Azambuja vai inaugurar, na próxima segunda-feira 18 de novembro, três Laboratórios de Inovação e Criatividade, também conhecidos como “Salas do Futuro”, uma em cada Agrupamento de Escolas do concelho. A medida faz parte do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e que é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do programa “Alentejo 2020 / Portugal 2020”.

O evento acontecerá em três momentos. Às 10h00, na Escola Básica de Manique do Intendente (Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja), às 12h00, na E.B. Vale-Aveiras, em Aveiras de Cima (Agrupamento de Escolas de Vale-Aveiras), e às 15h00 na E.B. de Azambuja (Agrupamento de Escolas de Azambuja).

Este investimento conjunto do município e da CIMLT, com o apoio da União Europeia, insere-se no eixo da Educação Positiva e Educação pela Inovação, e pretende potenciar o sucesso escolar das crianças e jovens, promovendo práticas educativas inovadoras. Dotar a Escola com as ferramentas tecnológicas e o saber mais recentes tem como objetivo proporcionar novos cenários de aprendizagem, incentivando professores e alunos a novas experiências de ensino.

Neste âmbito, e com vista a capacitar os agentes educativos de modo a utilizarem de forma plena estes Espaços de Inovação e Criatividade, o Município de Azambuja desenvolveu um conjunto de ações enquadradas na área do “Design Thinking” dirigidas à comunidade educativa. No mesmo contexto, estão ainda a decorrer seminários e ações de formação acreditadas para professores. Os temas são tão variados como “Projetos Multidisciplinares com Robótica”; “Placas Eletrónicas e outros artefactos e Modelação 3D”; “Ambientes Educativos Inovadores / Mobile Learning como Suporte de Aprendizagem”; e “Modelação e Impressão 3D em contexto educativo”.

A Câmara Municipal de Azambuja congratula-se com o envolvimento de toda a comunidade educativa e regista o entusiasmo com que estes laboratórios têm sido recebidos nos agrupamentos de escolas. Recorde-se que estes espaços se destinam às crianças e jovens dos diferentes níveis de ensino. O município acredita que com a inauguração destas Salas do Futuro estamos, efetivamente, a abrir as portas do Futuro para os nossos jovens e para todo o Concelho de Azambuja.